sábado, 20 de outubro de 2007

Na Cadeira com Afecto[0.173/2007]
Na cadeira com afecto [ VIII ]
e com João Tunes

Entre Engenheiro João, entre e sente-se porque é um gosto tê-lo por aqui.
Não é todos os dias que temos o prazer de ter sentado nas nossas cadeiras um dos mais consistentes bloggers da nossa praça.

Pena não ter trazido a túnica com que nos habituámos a vê-lo quando andámos nas guerras turcas mas, sabendo-se que não é o hábito que faz monge e a opinião que Vossa Senhoria tem sobre os monges (com excepção para os da Birmânia), vou chamar a nossa colaboradora turca, a menina Nalgän, para lhe aparará os pelos das orelhas antes que algum dos seus ex-correligionários lhos queira arrancar.
O Senhor Eng. João, conhecedor, como é, dos assuntos soviéticos, não acha que Gorbachev tem sido muito maltratado pelo seu próprio povo?


JT: Sabe-se que um dos aspectos trágicos do Sr. Gorbatchov foi ter adquirido, internacionalmente, uma notoriedade prestigiante e uma força de carisma messiânico ao desmontar mecanismos de domínio no limite da irracionalidade e, assim, aliviar o mundo, enquanto, internamente, gozava de uma generalizada antipatia e descrédito pela incapacidade em regenerar um sistema irrecuperável e esgotado na capacidade de criar progresso e bem estar, sem outra saída que a implosão.

Mas a assim ser (com o prestígio mundial que detém), custa a perceber o que o terá levado a cair na nova Rússia e ainda hoje ser olhado com grande desconfiança pelos seus nacionais.

JT: Gorbatchov caiu porque, mesmo sendo admirado e estimado mundo fora, era detestado portas dentro. E, sem apoio dos patrícios, não há palmas estrangeiras que salvem um líder isolado e sujeito à confluência de alergias.

Essa conversa, caro Engenheiro, faz lembrar outras estórias que aqui na lusitânea se desenrolam.

JT: Desde há anos, Portugal parece ter-se transformado num viveiro de dirigentes políticos com o "sindroma Gorbatchov". Foram Guterres e Durão Barroso.

Comparar Barroso ou até mesmo o meu estimado Senhor Engenheiro Guterres a Gorbachev é uma bondade sua, mas percebo que às vezes seja preciso empolar para no exagero se entender a tese. Mas também acha que isso se poderá aplicar a Sua Excelência o nosso Senhor Primeiro?

JT: Agora temos Sócrates a mergulhar nesta doença com um prazer autista e extasiado e com a inconsciência própria dos narcisistas. Convém irmos reparando na testa de Sócrates. A "mancha do sindroma" não deve tardar a aparecer.

Realmente nota-se já na testa do nosso Primeiro uma qualquer alteração mas não tinha dado conta que fosse isso para que nos alerta. Vou estar mais atento, prometo.

Vejo que a menina Nalgän já acabou o seu trabalho e eu terminei o meu.
Quando precisar de aparar as patilhas sabe V. Exª onde nos procurar.

(diálogo ficcionado a partir de um texto de João Tunes)
LNT
Rastos:
Link - Água Lisa (6)
Link - Mikhail Sergeyevich Gorbachev

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pelo bom trato capilar, especialmente o da querida Nalgan. Quanto ao Gorby, agora que criou um novo partido (social-democrata!) veremos o que vale, hoje, em simpatia dos eleitores russos. Passado é passado. Mas não deixa de ser uma interessante ironia que o último líder do PCUS "regresse" ao velho PSDR, o avô do PCUS. Quanto às nossas discrepâncias de opiniões, aqui devidamente estendidas, só comento: "porreiro, pá!".

Abraço.
João Tunes