segunda-feira, 17 de março de 2008

Botão Vital Moreira[0.262/2008]
Acertemos então as coisas

Lá mais para baixo num texto sobre Cultura Democrática (Post 0.233/2008) acabei com a seguinte frase:

(...) "Não o entender é tão ilógico como ver uma Zita Seabra a defender os princípios do PSD, ou um Vital Moreira a fazer a defesa dos princípios do PS com a mesma veemência com que há pouco defendiam, enquanto seguidores do pensamento e da cultura de Estaline, o pensamento único e coerente."

Logo nos comentários WR defendia:

"Acho injusto, para VM, atendendo à generalidade das posições que tem defendido e à solidez do seu argumentário, colocar VM no mesmo "saco" de ZS. Por outro lado, também é injusto, porque não me parece que VM tenha a postura autoritária que ZS pretende ostentar."

Tinha razão o WR e tem razão Vital Moreira se se sentir ofendido.

Nem Vital Moreira alguma vez foi seguidor do pensamento e da cultura de Estaline, nem tão pouco saiu do PCP há pouco tempo. Fê-lo há 20 anos em desacordo com Cunhal, tendo posteriormente integrado, em 1987, a dissidência do "Grupo dos Seis" (Veiga de Oliveira, Dulce Martins, Sousa Marques, Vitor Louro, Vital Moreira e Silva Graça). Aliás, Vital Moreira nunca pertenceu à direcção do PCP que por vezes o apelidava de "eurocomunista" por ele não se reconhecer como "marxista-leninista".

Reconheço a injustiça cometida e o excesso e deixo a Vital Moreira esta nota pública de reparo.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Causa Nossa

13 comentários:

Rui Vasco Neto disse...

luis,
a lisura a a correcção ficam sempre bem. cumprimento-o pela atitude.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do comentador anterior.

Anónimo disse...

tem medinho q o vital moreira venha dar tau tau é?

mdsol disse...

...prefiro ser um homem desgraçado do que um porco feliz... (S. Mill) Herrar é umano, mas errar e reconnhecer o erro é humano e é bonito...

Luís Novaes Tito disse...

Sabe anónimo,

se eu fosse medroso assinava anónimo como você faz.

Reconhecer os meus erros e assumir a responsabilidade dos meus actos faz parte da minha forma de estar na vida.

maloud disse...

O Causa Nossa faz também parte das minhas leituras quase diárias. Admira-me que o JMF ainda o não tenha corrido do Público.
Quanto a este post, de si não espero outra coisa.

Anónimo disse...

Vital Moreira tornou-se uma espécie de taliban do socratismo. Quando o governo diz mata o Vital diz esfola...

Anónimo disse...

Caro vizinho LNT,

Parabéns por este post. O último parágrafo repõe uma parte da verdade dos factos. A outra parte é que diz quem conhece o PCP por dentro que ZS era mais papista que o papa, no que a métodos e postura estalinista diz respeito. Ao contrário, precisamente, de VM, que era de uma linha mais "eurocomunista" como então se apelidava quem não alinhava com o PCUS.

Mas para quem já pensasse pela sua cabeça, nesses tempos, lembra-se do brilhantismo dos discursos do deputado VM e de como eles não coincidiam com as orientações soviéticas. O próprio VM recordou há tempos um episódio, se não estou em erro com o embaixador da URSS, em que ficava manifesta a sua não submissão à linha dominante no PCP.
Não me recordo dos factos, mas recordo-me que VM mandou as "ordens" do soviético às malvas.

Uma vez mais, não estou a fazer de "advogado" de quem, aliás, não precisa, mas apenas a chamar a atenção para o desajustamento das opiniões e comparações deixadas no seu post lá atrás. Noto ainda que nem sempre estou de acordo com o que VM escreve e, em tempos em que blogava, também escrevi dele discordando, como é normal. Em todo o caso trata-se de uma opinião com autoridade. Qualquer analogia com ZS é um insulto à nossa inteligência.


Sempre a considerá-lo,

WR

Luís Novaes Tito disse...

Tá bem, WR, tá bem, já se entendeu.

Vá, pago-lhe uma sessão de jacuzi e uma massagem com a nossa colaboradora Emma Strongtit.

Abraço

Anónimo disse...

Venha de lá essa massagem da Emma...

;)

Abraço,

WR

Anónimo disse...

"O Causa Nossa faz também parte das minhas leituras quase diárias. Admira-me que o JMF ainda o não tenha corrido do Público.
Quanto a este post, de si não espero outra coisa."

coitadinha da maloud ..parece que já sempre a desculpabilizar-se ....a pedir desculpa por existir e por falar...desfazendo.se em elogios para ganhar a simpatia das pessoas q tanto bajula----

maloud disse...

Já esgotei a pachorra para tanta cretinice anónima.

Luís Novaes Tito disse...

Não se chateie Maloud. Há-de haver sempre destes cobardolas.
Uns artistas!