domingo, 3 de maio de 2009

A azeitona da Vanessa

Ovibeja - AzeiteVanessa é uma jovem de voz possante que dirige a visita guiada ao Pavilhão do Azeite da Ovibeja que tive o prazer de fazer enquadrado pelo João Espinho e Daniel Rebelo, outros dois bloggers do Eleições 2009/ o Público, e por outras simpáticas companhias.

O João Espinho, nosso anfitrião do Praça da República (em Beja), para além das muitas amabilidades com que nos brindou, preparou-nos uma visita guiada onde a Vanessa fez as honras da casa ensinando-nos tudo o que há para saber sobre a azeitona e a fantástica oleaginosa que dela se retira. Entre outras coisas ficámos a saber que o azeite se mede em quilos porque é um produto da terra e embora tenha ficado a dúvida sobre a unidade de medida do vinho, compreendeu-se a lógica depois de ter comido um copo de azeite.

Se tiverem oportunidade não deixem de passar por lá, pela Ovibeja, e pelas explicações da Vanessa sobre a azeitona e de todos os seus derivados.
LNT
[0.354/2009]

Rastos:
USB Link ->
Praça da República (em Beja)≡ João Espinho
-> Ovibeja 2009
-> Eleições 2009 / o Público

5 comentários:

fatimabotelho disse...

Mais um pouco e a Vanessa ainda é contratada para Colaboradora ... Tanta sabedoria ... mas essa de comer um copo de azeite é que eu não entendo ( escrita " alternativa" )... Bom serão! Bom regresso!

João Espinho disse...

Eu achei a visita ao Pavilhão do Azeite uma verdadeira aula de sexualidade (para o 12º ano). Comer a azeitona sem engolir o caroço, dito pela voz da Vanessa foi um momento muito alto.
Gostei de te (vos) conhecer.
Um abraço

Luís Novaes Tito disse...

Fátima,
Se o azeite se mede em quilos, então o que estava dentro dos copos deveria ser para comer, penso eu "de que", a não ser que algo tenha mudado nas métricas que aprendemos cedo na vida.

:)

Luís Novaes Tito disse...

A delegação sobrante do Eleições 2009 /o Público é que tem a agradecer a sempre afectuosa amabilidade alentejana, principalmente a do nosso anfitrião João Espinho.

Tivemos direito a tudo (ou quase) desde as Charolesas às Limousines, passando pelos cumprimentos primo-ministeriais e outros enchidos e queijos e terminando no caroço da azeitona, o seu mosto e derivados que incluiu a prova lubrificante do precioso néctar retirado por compressão centrifugada, um quase last tango em Beja, salvo seja.

Um abraço agradecido, João.

Vanessa disse...

Boa noite...

Confesso que estou bastante surpreendida!

Passado bastante tempo venho a descobrir um blogue que devido ás circunstâncias falou sobre mim...em relação à voz possante,é verdade à nascença fui mesmo dotada de um megafone!

Em resposta ao seu amigo João Espinho tenho a dizer que espero que determinados grupos tenham tido maturidade suficiente para perceber a minha forma de interacção com o público!

Em relação às métricas que tantas dúvidas despertaram, passo a explicar:

Para a produção do azeite, as azeitonas colhidas são trituradas e produzem uma pasta da fruta, que é submetida a forte pressão, transformando-se num “sumo” composto por água e azeite. A água é retirada em centrífugas, deixando o azeite limpo para armazenagem e, logo após, o produto é filtrado antes do acondicionamento. O rendimento é de aproximadamente 1 kg de azeite de oliva virgem para cada 5 kg de azeitona, deste modo o azeite mede-se em Kg e não em litros como seria de esperar.

Espero realmente, que tenha gostado do Pavilhão Azeite..."Um fio de Azeite um fio de saúde"!

Cumprimentos e continuação de boas escritas...irónicas ou não!

Vanessa Batista