sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Botão Barbearia[0.273/2007]
Continua o assalto [ I ]

AlfaceNuma altura em que os habitantes de Lisboa fogem para a periferia devido aos preços absurdos que a habitação atinge na cidade, os resistentes voltam a ver agravados os impostos que, em alguns casos, até são objecto de dupla tributação. Basta observar as contas de água, electricidade, gás, luz e telecomunicações para verificar os abusos fiscais.

Como se não chegasse, agora vem o novo executivo do município, pelo visto só com os votos contra do PSD e do PCP, tentar elevar o IMI para a taxa máxima, como se já não fosse um absurdo aquilo que se paga para poder continuar a ter casa própria o que, na maior parte dos casos, representa um endividamento de vida.

Sabemos que António Costa tem de gerir a Câmara com dificuldades mas não é aceitável que o queira fazer agravando ainda mais a situação de inúmeras famílias que já vivem com a corda na garganta.

Talvez fosse mais acertado puxar pela cabeça e gerir com imaginação e acerto os muitos recursos existentes.

O assalto aos cidadãos em geral e agora aos lisboetas em particular, ultrapassa em muito toda a compreensão possível.
LNT
Rastos:
Link - Câmara Municipal de Lisboa
Link - Agência Financeira
Link - A Arte da Fuga
Link - PS Lumiar
Link - Vida das Coisas

15 comentários:

António de Almeida disse...

-O drama, é que algumas autarquias dos arredores, a minha por exemplo, por sinal também cor de rosa, seguem o exemplo. Estranha pandemia lá pelas bandas do Lgo do Rato!

maloud disse...

Não sou eu que trato destas minudências, mas ouvi dizer que por cá já pagamos a taxa máxima há algum tempo. Deve ser alguma pandemia lá pela S.Caetano.

WR disse...

Mira Hombre, no hablo por que estoy refletindo... :)

Introspecção prolongada.

Entretanto o meu blogue são as caixas de comentários desta barbearia...

Abraço,

WR

WR disse...

O assalto é sempre à classe média, seja lá isso o que for. Os pobres não têm guito para nada e os ricos não pagam nunca, ponto. Quem é que vai pagar a incompetência de Santana&Carmona? A classe média, pois então!

Anónimo disse...

Se calhar, a situação da CML ainda está muito pior do que tem transparecido.
Em todo o caso, 'puxar pela cabeça', era custoso, já que os resultados nunca seriam a curto prazo.
E este mandato, como se sabe, é intercalar.
Talvez fique mais clara, agora, a necessidade de 'caução' do 'ZÉ'.
Chame-lhe (ao Costa)o que quiser, mas parvo é que não será.
Resta-nos (aos assaltados) tugir, como se não percebessemos ...

António de Almeida disse...

-Pois, rectifico, parece que tanto a S.Caetano como o Largo do Rato deveriam ser colocadas sob sequestro, para combater a pandemia. São piores que a gripe aviária!

LRC disse...

Só paga IMI quem é proprietário e o aumento é de 0,7 para 0,8. Insignificante!!!

Luís Novaes Tito disse...

Caros António Almeida e Maloud

É com vocês dizem. Estas coisas parecem não ter cor. Eles sentam-se no poder e tratam de esmifrar o povinho.

É que é muito mais fácil sacar do que bem gerir e não esbanjar.

Luís Novaes Tito disse...

Caro WR

Hombre, se quiser até pode escrever no corpo do Blog. Esta barbearia é quase tão pública como a nova empresa das estradas do Ministro Lino.

Quanto à classe média (?) e ao assalto permanente, a resposta já está meio dada pelo meu amigo Suspeitix lá mais para baixo quando diz que o IMI só se aplica aos proprietários. Há ainda gente que confunde um proprietário da sua casa com um milionário.
O que é preocupante é que este é o pensamento de muita da nossa classe política.

Luís Novaes Tito disse...

Caro Luís Filipe

Que eu saiba só o PCP e o PSD estão contra esta medida. Quer isto dizer que todas as outras forças, incluindo o BE e a Helena Roseta não estão. Estranho que assim seja (ou então não).

Luís Novaes Tito disse...

Caro Luis Coelho

Já te respondi um pouco lá para cima. Essa dos proprietários é uma daquelas que não tem pés nem cabeça. Então o meu amigo confunde o dono da sua casa com uma pessoa rica? Haja paciência. Descer à Terra não fazia mal a quem assim pensa.

Quanto ao ser muito ou pouco o meu amigo não deve saber também do que está a falar. Experimente fazer as continhas ao preço das casas em Lisboa e diga lá o que lhe parece pouco.

Quando se trata de meter a mão nos bolsos dos outros é sempre pouco, não é? Principalmente quando são esses outros que têm de pagar para os inquilinos viverem à grande e à francesa. Tem paciência, mas isso é a pior argumentação que pode existir.

WR disse...

O LNT está cheio de razão. Quanto à classe (?)... é isso mesmo, um ponto de interrogação, mas em síntese, somos todos nós os "ricaços" donos de empréstimos bancários para as pagar...

Anónimo disse...

Estimado LNT,
Aplaudindo o seu 'post', já não farei o mesmo da sua réplica.
Compreendo que esteja bien jodido com o agravamento de uma das taxas do IMI, ao contrário do que fez o seu correligionário Presidente da Câmara de Sintra (correligionário em termos cubísticos, entendamo-nos ...), mas quero fazer notar que este aumento só incide nos andares já reavaliados (mais antigos). Os outros, mantêm a taxa de 0,4% (metade do limite máximo).
Enfim, do mal o menos ...
Em rigor da verdade, esta proposta foi aprovada pelo PS, 'Zé' e grupo do Carmona, ao contrário do que sugeriu na sua réplica.

Cumprimentos

Luís Novaes Tito disse...

Caro Luis Filipe
Bem procurei, mas nunca se consegue saber quem aprova ou não as decisões camarárias.

Se souber de algum sítio onde se possam obter esse tipo de informações, agradeço.

Pelos jornais limitei-me a saber que só o PCP e o PSD tinham votado contra e por isso escrevi o que escrevi. Se foram só estes que votaram contra, todos os outros votaram a favor ou abstiveram-se, não será assim?

Como sempre, de há uns tempos para cá a linguagem em que se fazem as coisas deixa sempre dúvidas. Aqui diz-se que é só para os prédios já reavaliados. Veremos como se irá processar tudo isto.

Quando vier a notificação do pagamento do IMI, que volto a dizer, é um roubo declarado e mais uma forma de agravar a vida de quem já tem de pagar a sua casa, ainda para mais injusto porque não é Imposto de igual taxa para o todo nacional, (como você diz, Lisboa tem uma taxa, Sintra tem outra, certamente Oeiras outra e por aí fora) logo verei se me estão a meter uma vez mais a mão no bolso.

O WR já explicou bem que essa treta de considerar os proprietários das casas como privilegiados uma sandice sem tamanho. As pessoas estão endividadas até ao osso para poderem ter um tecto onde vivam e criem os filhos e estes tipos ainda aproveitam para os prejudicar mais.

Enquanto isto, a parasitagem que vive de arrendamentos antigos, que não fazem a mínima ideia dos encargos com os IMI’s, as taxas de saneamento, as despesas de condomínios, as despesas de manutenção, etc. ainda se atrevem a considerar os donos das casas como tendo também que andar a alimentar esbanjamentos em Parques Mayers e quejandos, quando a cidade está no estado miserável em que se apresenta.

Engraçado é verificar que são os residentes em Lisboa, os não proprietários, que lhes sobra dinheiro para passarem férias por aí, terem segundas habitações e continuarem a achar bem que os outros paguem impostos para que eles vivam bem.

Já não há pachorra para tanta bandalheira.

Marco Oliveira disse...

E assim a classe média vai definhando!