sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Botão Barbearia
[0.875/2008]
A Questão Educativa: do básico ao superior
OPS

Manuel Alegre e a Corrente de Opinião Socialista de Lisboa apresentam no dia 11 de Novembro, no Hotel Altis (Rua Castilho), às 18:30 horas, o segundo número da ops! - revista de opinião socialista dedicado ao tema:

A Questão Educativa: do básico ao superior.

A apresentação far-se-á com um debate moderado por Nuno David, onde participarão:
Manuel Alegre, António Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa), Rosário Gama (Presidente Escola Secundária Infanta D. Maria) e Paulo Guinote (blog A Educação do meu umbigo).

A actualidade da questão da Educação em Portugal, do ensino básico ao superior, a conflitualidade entre professores e a tutela, a avaliação dos professores no secundário, a Educação Especial, os modelos de gestão, as competências das autarquias, a carência de integração entre níveis de ensino, a diluição da função cultural da Universidade em detrimento da económica, pontificam alguns dos temas de um caderno extenso, editado por Nuno David, Jorge Martins, Paulo Peixoto e Teresa Portugal, com a participação de diversos investigadores, actores institucionais e professores, como Alberto Amaral, Almerindo Afonso, Paulo Guinote, Ana Benavente, Rosário Gama, António Magalhães, Licínio Lima, Paulo Peixoto, José Castro Caldas, Jorge Martins, entre muitos outros, incluindo diversos depoimentos de professores.

Inclui-se ainda uma extensa entrevista ao Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Professor Doutor Seabra Santos, bem como ao Presidente do Conselho de Coordenação dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Professor Doutor Luciano de Almeida.

Escrevem neste número Manuel Alegre, Nuno David, Francisco Alegre Duarte, Elísio Estanque, Alberto Amaral, Jorge Martins, Almerindo Afonso, Ana Benavente, António Magalhães, José Castro Caldas, Licínio Lima, Luis Novaes Tito, Maria José Gama, Paulo Guinote, Paulo Peixoto, Pedro Tito Morais, Rosário Gama, Sérgio Pessoa, Stuart Holland, Teresa Carla, Teresa Portugal, e Carlos Afonso.

A missão da ops!, revista electrónica de acesso livre e gratuito, é a de promover a informação, o debate aberto e a proposta de políticas socialistas e de esquerda, no quadro nacional, internacional e dos desafios das sociedades globais.

Ficará disponível no próximo dia 11, em endereço Web a comunicar oportunamente.
LNT

Rastos:
USB Link
-> Ops! Revista de Opinião Socialista - Nº 1 e nota da nº 2

Sem comentários: