terça-feira, 25 de novembro de 2008

Botão Barbearia[0.936/2008]
Outubro, em 25 de NovembroClave Mouse

Com o aproximar das eleições multiplicam-se as experiências de Blogs político-partidários.

Já vimos isso em anteriores situações e sabemos que passado o período de caça ao voto cairão no esquecimento e ficarão no limbo da blogos(fera). Estranho que, sendo Blogs que pretendem a discussão, se apresentem formatados sem hipótese de comentários, ainda que eventualmente pré-aprovados para evitar o habitual insulto anónimo e as manobras de destruição recorrentes, transportando dessa forma para estas tecnologias da Sociedade da Informação e do Conhecimento o hermetismo a que os Partidos Políticos se converteram. Falam dentro, entre si e sobre si, para depois venderem para o exterior o que lá dentro discutem e utilizam os meios comunicacionais somente para propaganda das forças políticas ou como caixa de ressonância das vaidades pessoais. Para isso usam-se WebSites institucionais.

Não entendo este pensar, ou melhor, entendo que não há forma desta gente compreender o que é um Blog e o que é a interactividade.

Este tipo de raciocínios levam esses mesmos políticos, quando dirigem a Administração Pública, a utilizar os meios electrónicos de informação e do conhecimento como burocracia electrónica, convencidos que isso representa acréscimo de valor.

Que os particulares decidam abrir um Blog só para debitar, é com eles. Só lá vai quem quer, só os lê quem os entende ler. Que os Partidos (as forças partidárias) o façam é uma aberração, principalmente quando evocam uma participação cívica alargada.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Outubro Fundação Res-Pública

1 comentário:

Anónimo disse...

De DD a 26 de Novembro de 2008 às 20:00

Na minha opinião, só são válidos blogs e sites com comentários livres, tanto por pessoas que não têm medo de expor livremente as suas opiniões como pelos anónimos. Nunca leio um blog não comentável. Este PS Lumiar é disso um exemplo de verdadeira democracia.

-----------
De Alex a 27 de Novembro de 2008 às 10:49

1- Blogs políticos e que apelam à participação ... deviam ter comentários livres (não condicionados por ''moderadores'', e podendo os comentários ser, ou não ser, 'linkados', 'assinados', não assinados ou anónimos).
Sem comentários livres, mesmo que admitam o envio de e-mails ... esses 'blogs' não cumprem aquilo a que se propõem.
Por esta razão o blog do ''ResPublica'' desiludiu-me e muito.
(quanto aos seus 'posts' e 'postadores' é outro assunto...)

2- Também me desiludiu por 2 aspectos 'menores':
o blog «Outubro» inicia-se em Novembro !! (quase a 25 de Novembro)
o blog «Outubro» da F. ResPublica não faz referência à significativa data nacional da implantação da República Portuguesa: 5 de OUTUBRO de 1910.

3- Concordo com DD:
Este blog «PSLumiar» é um exemplo de verdadeira democracia.