[0.896/2008]
Sexta-feira, finalmente [ II ]
Sempre simplificando, o jantar groumet nestas noites de sexta-feira faz-se numa frigideira com azeite, alho e cebola picada a que se junta, para refogar nos pimentos húngaros laminados, uma mão cheia de tomilho-limão temperado com flor de sal e pimenta rosa.
Soltos os perfumes e aloirados os legumes adicionam-se os fígados e corações de aves e quando todo o preparado estiver maduro choram-se umas gotas de Madeira para ferver até evaporar. Está feito só aguardando que se lhe junte as natas grossas para logo de seguida retirar do lume.
Na tábua de queijos já está o requeijão de Seia, as fatias de presunto ibérico, as de salame, três ou quatro de paio, outras tantas de salmão fumado, os tomates mini-chucha abertos ao meio polvilhados com uma pitada de sal e meia dúzia de camarões cozidos.
Com a lareira em labareda mantém-se o Castelo d’Alba, rosé do Douro com 13,5%, retirado do frio.
Termina-se com o Nespresso Livanto e um quadrado de chocolate amargo para abandonar a mesa com um olho no cálice de Gaston de Lagrange e o outro na escritura do menu.
Boa noite e bom fim-de-semana
LNT
PS: Não esquecer o Keith Jarret - Autumn leaves na coluna da direita.
7 comentários:
Que boa maneira de iniciar um fim-de-semana!Aproveite bem o aconchego da lareira e tenha um óptimo serão em boa companhia!!!Até sempre...
Que inveja ...
Os meus conhecimentos de culinária não dão para comentar o jantar ( que me parece de invejar...), Mas o Keith Jarrett nunca é demais (uso e abuso -- segundo alguns... -- dele.)
José-Carlos
(transdisciplinar)
Boa digestão, que o pitéu e os acompanhamentos deixam água na boca! Cumprimentos
Tão saboroso como decerto é o pitéu, é o modo gostoso como descreve toda a atmosfera!
Bon apetit!
:))
Os pimentos húngaros deixam-me perplexa. São os vermelhos?
Foi realmente um Bon apetit!
Um abraço, agora que se aproxima, a galope, mais uma semana de trabalho.
Enviar um comentário