quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Botão Barbearia[0.766/2008]
As árvores que andamPraia de Carneiros

O Siô Manuel foi o guia e piloto da lancha que nos levou a conhecer o estuário do Rio Formoso no Pernambuco. Homem de cultura e pescador com o jeitinho de quem sabe as artes do Frêdo.

No Verão de Janeiro, o Siô Manuel contou tudo o que havia para contar, desde a heroicidade de um punhado de portugueses que ali fizeram frente aos holandeses, à História da Igreja de Carneiros, passando por outras estórias mais recentes de portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal.

Ficou registado o banho de água tépida nas línguas de areia da foz, as ostras e os cocos na cabana da margem e a entrada pelos manguezais, florestas que andam pelo rio em busca do seu espaço de sobrevivência.

Para nós, habituados aos pinhais estúpidos que se deixam queimar mudos e quedos para alegria dos eucaliptais que os sucedem, aquilo era ficção pura. Árvores que se movem, que buscam o seu espaço de luz, lançando do tronco novas raízes, pernas que as deslocam e deixam para trás a morte por asfixia.

Vegetais espantosos de vida e serpentes que se recusam ao raquitismo da sombra das maiores que pretendem o Sol só para si.
LNT

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindo.