Promover o princípio da gestão da qualidade ”focalização no cliente”, através do envolvimento da gestão de topo em assegurar que a organização define os requisitos do cliente e garante que a organização vai ao seu encontro com vista a aumentar a satisfação deste.
Interpretação
Esta secção assenta no princípio de gestão da “focalização no cliente”, que estabelece que “as organizações dependem dos seus clientes e, consequentemente, convém que compreendam as suas necessidades, actuais e futuras, satisfaçam os seus requisitos e se esforcem por exceder as suas expectactivas”.
A gestão de topo tem a responsabilidade máxima por assegurar que a organização compreende as necessidades e expectativas dos seus clientes e os requisitos estatutários e regulamentos aplicáveis aos seus produtos. Estes devem ser usados como entradas para a organização definir requisitos internos para os seus produtos e o SGQ deve ser capaz de ir ao encontro desses requisitos de uma forma consistente.
APCER
Guia interpretativo NP EN ISO 9001:2008
LNT
[0.236/2014]
Interpretação
Esta secção assenta no princípio de gestão da “focalização no cliente”, que estabelece que “as organizações dependem dos seus clientes e, consequentemente, convém que compreendam as suas necessidades, actuais e futuras, satisfaçam os seus requisitos e se esforcem por exceder as suas expectactivas”.
A gestão de topo tem a responsabilidade máxima por assegurar que a organização compreende as necessidades e expectativas dos seus clientes e os requisitos estatutários e regulamentos aplicáveis aos seus produtos. Estes devem ser usados como entradas para a organização definir requisitos internos para os seus produtos e o SGQ deve ser capaz de ir ao encontro desses requisitos de uma forma consistente.
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LNT
[0.236/2014]
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