segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Botão Barbearia[0.806/2008]
Democracia representativaPássaro bicudo - poluição

Quando se analisam sondagens escapa sempre, não se sabe se de propósito ou por distracção, a tendência abstencionista. Nos Açores a regra cumpriu-se.

O PS viu mantida a maioria absoluta devido à abstenção no PSD e ao voto de protesto no Bloco e outras minudências. O envolvimento dos estados-maior-generais partidários naquela disputa regional permite alguma extrapolação para o panorama nacional.

São poucas as novidades. Cada vez haverá mais portugueses descrentes o que elevará a abstenção. Dentro dos ainda crentes cada vez haverá mais protesto o que levará a melhores resultados dos Partidos sem hipótese de poder, melhor, em partidos de contra-poder, pelo menos até ao momento em que o venham a exercer.

Seria útil que as sondagens passassem a contabilizar as intenções de abstenção. Quando chegarmos ao cúmulo de 1.000 votos expressos elegerem o Parlamento Nacional este dado será imprescindível para projecção do que se passará nas urnas.

Entretanto o PSD-mudo continua igualmente surdo. O País inteiro só sente a crise e ouve o click-clack do fecho que abre o Magalhães e o pino-lino dos Gato-Fedorento.
LNT

3 comentários:

... disse...

Sobre isso escrevo muito no meu livro
http://avarinhamagicadevalentimloureiro.blogspot.com/

mfc disse...

Aposto nos partidos ... sem hipótese de poder! Cada vez mais!

Carminda Pinho disse...

Não sei porquê...penso que os resultados destas eleições podem, com pequenas alterações (tipo, o Bloco e o PCP, terem mais votos do que o CDS) espelhar o que se passará nas próximas legislativas nacionais.

Com cerca de 53% de abstenção, o que é que o secretário-geral do maior partido português, achará que tem para festejar?
Será louco?