segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Botão Barbearia[0.140/2008]
Corrente Nacional de Opinião Socialista (CNOS) [ II ]
Fundação CNOS
Um dos problemas mais notórios na política actual é a falta de definição de um modelo que caracterize a acção dos agentes políticos.

Depois da queda do Muro de Berlim ficou a ideia de que os modelos socialista-democráticos, social-democratas e trabalhistas deixaram de ter significado e que, com a globalização, só restam receitas onde predominam as teorias neoliberais e capitalista-selvagens assentes no individualismo e no egoísmo que luta pela aniquilação dos mais fracos.

São paradigmas falsos e redutores, tendentes para a inculcação do pensamento e solução únicos. Até mesmo as teses capitalistas do século XX continham vertentes sociais que se não compaginavam com o individualismo desenfreado que grassa actualmente.

Para este pensamento há alternativas.

Compete-nos trabalhar novos modelos viáveis que considerem todos os desafios da actualidade mas que se baseiem em princípios sociais, éticos, de justiça e solidariedade.

Se a Corrente Nacional de Opinião Socialista que ontem se fundou conseguir atingir este objectivo democrático através de uma plataforma que agregue opiniões e vontades de um alargado leque de entidades, personalidades e movimentos e se esse modelo poder ser apresentado ao País até ao final do ano para debate público, todos os que vierem a constituir essa plataforma terão prestado um serviço fundamental à democracia social e participada.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Manuel Alegre
-> Inclusão e Cidadania
-> Água Lisa (6)

3 comentários:

rb disse...

LA-C,

O que mais impressiona em Manuel Alegre, acho que o Vasco Pulido Valente o caracterizou bem, é a falta de ideias concretas, de um sentido prático em relação às grandes questões.
"Compete-nos trabalhar novos modelos viáveis que considerem todos os desafios da actualidade mas que se baseiem em princípios sociais, éticos, de justiça e solidariedade."
Eu julgo que ninguém com o mínimo sentido de esquerda deixará de concordar com afirmações destas.
O que era necessário é que houvesse à esquerda ideias sobre como reformar o nosso Estado.

Luís Novaes Tito disse...

Venham elas, e não têm de ser só da esquerda, meu caro, desde que se baseiem no princípios indicados.

(No entanto note que aquela frase não é de Manuel Alegre, mas só deste insignificante escriba)

Anónimo disse...

O que mais impresiona nas pessoas que criticam Alegre, pela alegada falta de ideias concretas, é a facilidade com que capitularam face à selva de lianas que cada vez mais tolhe os habitantes deste 'sítio mal frequentado' (como bem disse Eça).
Onde só os 'espertos' se governam, mesmo que em nome do catolicismo ou do 'liberalismo social'.

O que mais impressiona nos fracos 'Valentes' desta terra é que se comprazam em rebaixar aqueles que, mesmo não sabendo qual, sabem que este não é o caminho !