sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ganda treta, Toni

Vaca

Ganda treta essa do pâncreas com bichesas dar cabo da vida a um gajo como a naifa do talhante já tinha afanado a da vaca que te deu o colete.

A solidinidariedade comendadoreira com que te agranciaram foi do camandro, oh catano, oh caneco!, um supônhamos do semi-pós-modérnico condecorativo para te circunspectear o finishing.

Como dizias ao Zézé no Carlos Alberto da Franguesia de Benfica..., ora, fosca-se!

Não deixaste nada por dizer mas ficou muito mais por fazer.
Agora descansa, chavalo.
LNT
[0.269/2010]

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Registos

Audiência do PR à CE das CCTM


Com a entrega do relatório final das CCTM ao Presidente da República, que foi também o Presidente da Comissão de Honra das Comemorações do Centenário de Tito de Morais, dão-se por encerrados os trabalhos da Comissão Executiva que tive o prazer de coordenar.

Com este concluir selou-se igualmente o Blog da Comissão Executiva das CCTM ficando os seus conteúdos disponíveis para todos os interessados. Há por lá muito material informativo sobre a resistência e sobre o período pós 25 de Abril.

A divulgação do Blog poderá ser uma boa ajuda para os estudiosos da matéria.

A Comissão Executiva concretizou todas as suas principais acções planeadas. Ficam registos importantes, sejam multimédia (documentário "Antes quebrar que torcer") e publicados (Biografia, Fotobiografia e Portugal Socialista). Ficou um busto de Tito de Morais no espaço público. Ficou um registo de relevo na Assembleia da República e outros que poderão ser sempre recordados no Blog da Comissão Executiva das CCTM (inclusive o Relatório ontem entregue ao Presidente da República).

Fez-se a passagem de testemunho. Fez-se a evocação da ética e dos princípios que nunca deverão ficar ausentes do espírito de quem exerce função pública.

Missão cumprida.

As acções que se seguem serão já incumbência da Associação Tito de Morais que foi constituída no âmbito destas comemorações.

A todos os que connosco colaboraram deixo especiais agradecimentos. A todos os que participaram e se envolveram os meus parabéns.
LNT
[0.268/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLXIV ]

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas - Brasil
LNT
[0.267/2010]

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fortíssimo

BoteroIa-se concentrando com o objectivo de não deixar escapar a mensagem que tinha para transmitir. Convencia-se que aquilo era coisa que muitos observariam, que poderia influenciar alguém, que poderia ser objecto de análise nas conversas entre o café e o pastel de nata. Tinha a certeza de que limparia o nome.

Suava como se sua sempre que há coisa tão importante para fazer. As palmas das mãos estavam em estado deplorável para o cumprimento e não havia por ali um copo de gin tónico para as arrefecer. Salvava-se na concentração e na ideia de saber as respostas correctas. Tinha esquematizado todas as questões possíveis, estava pronto e como lhe cabia abrir a conversa sabia por onde seguir para alinhar o que queria que viesse ao seu encontro.

Sentou-se na cadeira com os holofotes apontados, a menina dos pós passou-lhe o pincel dos abafa-reflexos na cara, fizeram-lhe o sinal combinado e fixou os olhos na objectiva conforme tinha antes planeado para dar a ideia de que comunicava com quem estivesse do lado de lá mesmo não sabendo se falava para pessoas saudáveis, doentes, pedrados ou detidos.

E ficou por ali mesmo. Afónico, inexpressivo, sem reacção. Foi uma morte em directo. Nem nas suas melhores previsões lhe tinha passado pela ideia que o impacto da sua actuação seria tão forte.
LNT
[0.266/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLXIII ]

Sea World

Sea World - Orlando - USA
LNT
[0.265/2010]

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Tatú subiu no pau, é mentira de você

BurroHá por aí um daqueles novos pacotes legislativos de encher o olho que determina aos organismos públicos que aprovem os seus planos anti-corrupção.

Estes planos implementados darão relatórios a ser enviados a uma entidade que os há-de analisar.

Quem faz esses relatórios é alguém que, não sendo independente, tem um martelo com uma almofada adaptada para a manha do martelanço.

O esboço de sorriso está moldado para fazer crer que estamos a tratar de medidas sérias de combate a um crime que, em altura de crise, ainda é mais criminoso porque determina insuficiências a serem cobertas pelos bolsos do costume.

Mas não chega. Os planos anti-corrupção são desenhados por quem tem de ser monitorizado. Não é uma suspeição, é a constatação de que quem vai ser controlado determinou anteriormente as regras de controlo, desenhou as checklist e as baterias de questões.

Para que servirá, senão para levantar pó, um plano anti-corrupção estruturado pelo eventual agente corruptor?

O País do faz-de-conta segue dentro de momentos.
LNT
[0.264/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLXII ]

Dr. Jivago; Violino no Telhado

Filmes de vida - Por aí
LNT
[0.263/2010]

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Uma estrelinha que os guie

ChimpazéNão deixa de ter graça que os políticos agora queiram dar o exemplo com a moral que aplica aos outros as mezinhas que sabem não serem boas para si.

Enquanto se observa que a Administração, direcções-gerais e quejandos, continuam em roda livre, estoirando o dinheiro numa sofreguidão estranha de quem observa que o saco está quase vazio e entende que é preciso sacar-lhe o que resta, nos gabinetes prepara-se a debandada com os cortes que os políticos do contra lhes impuseram.

Se alguém me explicar o que vai um técnico experimentado fazer para um Gabinete quando pode ficar no seu lugar a ganhar mais com muito menos trabalho e responsabilidade...

São medidas cretinas como estas que perpetuarão os medíocres na política. Gente que, por não ter sustento do mundo do trabalho, acha que os lugares de gabinetes são o maná. Claro que o que vão arranjar é que gente cheia de nada ocupe posições de onde sairão, cada vez mais, toda a espécie de imbecilidades em forma de lei, ou noutras parvoíces que já se vêm por aí.

Enquanto a politicagem anda distraída a máquina trituradora continua, pela calada, a esvaziar os cofres do Estado em inutilidades e a encher os bolsos das suas clientelas.

É o fartar vilanagem. Nada tem de se implementar, até porque a sucessão de compras é tão rápida e até contraditória que nada é implementável. Comprar, comprar até que a alma lhes doa e antes que os profissionais da politica se apercebam que os grandes esbanjamentos não são com os vencimentos mas com as negociatas que enchem as prateleiras da Administração com a cangalhada que mais estiver na moda e lhes dê mais "status", principalmente se for tecnológica.

Portam-se como aqueles imbecis que não sabem usar mais do que 1% das funcionalidades que têm no telemóvel mas correm a comprar outro assim que é anunciado um com mais funcionalidades que nunca usarão.

Como o dinheiro não é deles e como quem os devia enquadrar anda em jogos de salão a tentar tapar o Sol com a peneira, nós empobrecemos e não entendemos como há tantos novos ricos (pobres) a encher as estradas com estrelas, argolas, letras e cavalinhos.
LNT
[0.262/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLXI ]

Ilha Deserta

Ilha Deserta - Algarve - Portugal
LNT
[0.261/2010]

sábado, 17 de julho de 2010

Volto já!

Volto já

LNT
[0.260/2010]

Sucessos

Fita Margarida
Diz-se que isto de ser pai (ou mãe) é coisa para uma vida inteira. Os objectivos atingem-se, o médio e longo prazo são característica, o planeamento das acções é flexível/rígido (parece um contra-senso) e a monitorização dos desvios eficaz.

Um verdadeiro processo de melhoria contínua, sem fim, pelo menos enquanto o fim não chegar para quem se mete nesta tarefa da multiplicação.

Pela parte que toca ao barbeiro, fica cumprida parte substancial da missão com a entrega, também à caçula, do instrumento que lhe permitirá fazer pela vida. Foi o esforço dela que o conseguiu, espera-se que para o emprego, obtendo a habilitação que lhe permitirá segurança mínima e muito trabalho, do bom, daquele que forma, que honra, que educa e faz crescer os mais pequenos.

Uns pais babados que hoje vêem a Margarida seguir em frente.

Um trabalho conjunto recompensador do muito esforço de quem fez e de quem lhe permitiu que fizesse.

Agora um pouco de descanso.

Volto já.
LNT
[0.259/2010]

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A vida inteira

Torquato da Luz - Espelho Íntimo
Quando a manhã chegar e tu voltares
com o intenso cheiro a maresia
que usas deixar em todos os lugares
por onde passas, pura poesia
ou perdida lembrança dos olhares
que surpresos trocámos algum dia,
vou apertar-te ao peito de maneira
que fiques a meu lado a vida inteira.

Torquato da Luz
Espelho Íntimo
Torquato da Luz lançou o seu último livro de poesia – Espelho Íntimo – no passado dia 26 de Maio, na Barata, em Lisboa. Foi-me impossível estar presente e agora que me preparava para o ir buscar para juntar aos outros livros que estão dentro do saco das férias, o estimado autor fê-lo chegar pelo correio com a assinatura da sua simpatia.

Torquato da Luz é lido no Ofício Diário, onde divide connosco a poesia que lhe escorre da caneta. Tem vasta obra publicada e um currículo invejável na comunicação social e na academia.

Mais uma honraria de um cliente ilustre a inscrever, com gratidão, nas paredes desta barbearia.
LNT
[0.258/2010]

Door's dream

Portas RumsfeldQuando Paulo Portas implora que lhe dêem um novo Ministério, seja do Mar ou das Barragens Agrícolas e da Lavoura desde que lá possam emergir os submergíveis que comprou, nota-se aquele ar preocupado que ele gosta de pôr quando se aproxima das barracas de K7 pirata para beijocar o agente da economia paralela que as comercializa.

Ele já não aguenta aparecer sempre com o mesmo cenário que lhe arranjaram na Assembleia da República. Tem saudades das varandas do Forte de São Julião, da piscina, da guarda de honra e dos salpicos da maresia em dias de borrasca.

O Paulinho sonha alto o sonho que tem tido em surdina: "Sócrates, vai-te embora! Nomeia um substituto e faz-me vice de um Governo que tenha por versa, Passos Coelho. Fá-lo em nome dos altos serviços que prestei aos States e que foram devidamente recompensados com a condecoração de Rumsfeld"
LNT
[0.257/2010]

terça-feira, 13 de julho de 2010

Trinta e quantos?

Caranguejo

Quando ela se preparava para sair à caça de um qualquer estupor entrou-lhe pela vida uma garrafa de gin com um caranguejo lá dentro. O crustáceo seguro da sua concha mexia-se pouco, divertido com as bolhinhas explosivas do quinino e do ácido da citrinagem que o envolvia.

Fazia curto tempo que perdera a ponta das asas e apercebia-se que já estava na calha para que lhas cortassem ainda mais rentes. Pensava ser da natureza dos caranguejos não voar, sabia ser seu costume andar de esguelha e que para o fazer havia sido dotado com visão periférica de larga abrangência.

Sabia que aquela maresia o ia quilhar. Mas não sabia, não podia na altura saber, que não são as asas que fazem os caranguejos voar e que mesmo baixinho, quase a rapar, ninguém glissa (*) tão bem como eles quando preferem um aquário ao mar.
LNT

(*) A glissagem deve ser iniciada e terminada com comandos suaves e simultâneos do mancho e de pedal. O que causa o aumento da razão de descida é a inclinação da asa que provoca uma perda de sustentação da aeronave. A função do pedal contrário é nada mais do que manter a recta, uma vez que a aeronave tenderia a voltar para o lado da inclinação da asa.
[0.255/2010]

Um post à RCP

LNT
[0.254/2010]

segunda-feira, 12 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

Baliza

Sara CarboneroPolvos, periquitos, crocodilos, tudo serve para se conseguir adivinhar o resultado que esta tarde vai dar o título de campeão do mundo à Espanha, ou à Holanda.

Mas a coisa podia ser já mais clara se perguntassem à Señorita Sara Carbonero se o namorado iria defender a honra da baliza espanhola fazendo com que lá nada entrasse a não ser o prémio que ela lhe dará no regresso a casa com o caneco no bolso.

O periquito vira cartas, o polvo escolhe bandeiras, o jacaré morde a carne e a Señorita Sara Carbonero suga o esparguete que na ponta tem assegurada a vitória.

Com uma guarda-redes destas não há dique que resista.
LNT
[0.252/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLIX ]

Margarida e Sara














Margarida e Sara - Sevilhanas - Teatro Armando Cortês - Lisboa - Portugal
LNT
[0.251/2010]

sábado, 10 de julho de 2010

No fio da navalha

Orelha PiercingTerminadas as Comemorações do Centenário de Tito de Morais esta barbearia regressa à sua habitual função.

Deixa de lado os muitos clientes ilustres que por aqui andaram e volta a preocupar-se com coisas comezinhas, como o bem-estar das nossas colaboradoras mais rechonchudas e com a satisfação da estimada clientela fiel, mesmo aquela mais orelhuda que de vez em quando sente o fio da navalha a afagar-lhe os lóbulos.

O calor convida a pôr os pezinhos na água mas o final do primeiro semestre que antecede o ripanço à sombra do toldo, obriga ao cumprimento dos objectivos ainda não atingidos. Por isso, a assiduidade da escrita continua condicionada e durante os mergulhos ficará suspensa porque, como sempre, as férias incluem a abstinência de bits.

De tesoura em punho, gravata no cabide e mangas arregaçadas, escancaram-se as portas.

Haja engenho e arte e que a clientela não falte.
LNT
[0.250/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLVIII ]

Hermitage
Hermitage - Palácio Ajuda - Lisboa - Portugal
LNT
[0.249/2010]

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Esta viagem a Tito de Morais é uma passagem geracional de testemunho

Portugal Socialista Poder imaginar Tito de Morais com cem anos a partir da memória de há trinta e seis é um exercício difícil para quem com ele partilhou a energia verde do olhar e vermelha dos cravos, da solidariedade e da fraternidade que sempre distribuiu a quem com ele se cruzou.

Imaginar o País que ele queria e por quem nunca vacilou no seu querer, é colocarmo-nos num patamar de progresso social e económico ao nível das democracias sociais da Europa do norte, modelo de desenvolvimento que o Tito ambicionava para o Portugal moderno, afastado da miséria e da desigualdade contra a qual lutou e que lhe custou a diáspora, o exílio, a prisão, a tortura e o afastamento dos seus.

Imaginar a civilização e a cidadania que Manuel Tito queria, quando se bateu no Governo pelos direitos dos trabalhadores e na Assembleia da República pela dignificação pela ética, pelo trabalho, pelo esforço e pela humildade dos representantes do povo, é entender a lógica e a determinação, que alguns apelidavam de teimosia, de um pensamento claro e dirigido ao serviço público, à abnegação, à valorização da coisa política e do bem comum.

Esta Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Tito de Morais teve por objectivo promover um conjunto de acções que convocassem a memória para os princípios de um dos homens que, no Século XX, foi dos maiores impulsionadores do regresso de Portugal à democracia europeia e um dos lutadores para que todos os cidadãos tivessem as mesmas oportunidades e se pudessem expressar e agir em liberdade.

Para desenvolver o meu trabalho na Comissão Executiva tive de manipular documentos que não via há anos, imagens que me recolocaram no século passado, informações que já são história e a partir daí projectar, como o Tito fazia, um futuro que sendo presente fica muito aquém do futuro que ele projectava numa visão correcta do conceito de liberdade.

Tito sabia que liberdade não era uma abstracção nem um valor teórico e de retórica. Tito defendia que a Liberdade tinha de ser “para fazer” e que só há liberdade para fazer quando o saber não é ignorância, quando a cultura não é desconhecimento e quando os movimentos, a imaginação e a criatividade não estão restringidos pela miséria, pelo desemprego e pela desigualdade de oportunidades.

Recordar Tito de Morais não é um retorno ao passado mas uma projecção na sociedade que ele defendeu toda a vida com determinação frontal e é acompanhar a visão de progresso social e económico baseada nos seus conceitos de integridade intocável, por impoluta, e na honestidade do pensamento e da acção.

Foi uma honra ajudar a não deixar que o seu exemplo se perca na voraz superficialidade dos dias que correm. É um orgulho ter sido seu colaborador nos momentos de poder que a liberdade permitiu ao povo atribuir-lhe por voto secreto e universal. Poder que, sou testemunha, sempre usou em prol do bem comum e com a ambição de proporcionar a quem o investiu, retorno de justiça e de bem viver.

Esta viagem a Tito de Morais é uma passagem geracional de testemunho. É um apelo aos jovens para que compreendam que sem os valores universais dos direitos da humanidade que guiaram a sua vida, o futuro não tem sentido.

Como ele sempre fez e assinou, deixo-lhe este testemunho solidário e fraterno com um apertado e afectuoso abraço do camarada e amigo.
LNT
[0.248/2010]

Notícias CCTM

Blog da Comissão Executiva das CCTMTêm estado a ser publicados no Blog da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Tito de Morais todos os textos que compõem o número especial comemorativo do Portugal Socialista, órgão central do PS, fundado por Tito de Morais ainda na clandestinidade.

Hoje estão em publicação os textos de Manuel Alegre, o meu (que será publicado em simultâneo neste Blog) e o do José Neves.

No final ficará disponível, também para quem não recebe a revista, o conteúdo integral desta publicação dirigida por José Augusto Carvalho, que constituiu uma das importantes acções das Comemorações da semana passada.

Fica o link para a área do Blog das CCTM que agrega essa informação.
LNT
[0.247/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLVII ]

Manuel Tito de Morais e LNT
Veleiro Dar Mlodziez (1983) - Navio Escola Polaco - Portugal
LNT
[0.246/2010]

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Parem de puxar a língua ao cão!

Diálogos norte-sul

Bola do Campeonato do Mundo de 1930Não deixa de ser interessante que a final do campeonato mundial de futebol se realize no cu do continente africano entre as equipas que na Europa representam o norte rico e o sul da penúria.

Não deixa igualmente de ser interessante verificar que essa final será uma disputa monárquica entre a Europa da democracia social envolta em fumos diversos e em maus-costumes sexuais e a outra dos bons-costumes e da moral-cristã degradados pela libertinagem que os nórdicos loiros lhe impõem quando, no estio, invadem as areias mediterrânicas em busca de mestiçagem.

O combate hormonal a realizar no dia do descanso-santo na terra que fez do apartheid a sua marca do último século, anuncia ao mundo que um solo salgado conquistado ao mar pelo engenho e pela persistência é capaz de ser uma nação próspera. Resta saber se o estoque final está destinado aos acérrimos protectores dos animais ou aos defensores do sangue e da morte no redondel.

Quer-me parecer que a Grande y Felicíssima Armada vai ser, de novo, só fanfarronice.

De qualquer forma torcerei pelos touros.
LNT
[0.244/2010]

Já fui feliz aqui [ DCCLVI ]

Cão Labrador
Black - Labrador Retriever - Portugal
LNT
[0.243/2010]

terça-feira, 6 de julho de 2010

Porreiros, pá!

Barbeiros ValdivostokNa ressaca da semana passada onde tantos interagiram e tão pouco se ouviu, não por falta de som, que esse foi de peso e representou a Nação, mas por falta de eco não só na comunicação social mas também por estas bandas da bloga, ficam meia-dúzia de agradecimentos a quem nos apontou na divulgação das acções das CCTM.

Abraços especiais para o Leonel Vicente do Memória Virtual, a quem deixo um abraço especial pelos 7 anos de vida, para a sempre amiga MdSol, do Branco no Branco, para o Macro do Macroscopio, para o Carlos Barbosa de Oliveira do Crónicas do Rochedo, para o José Leitão do Inclusão e Cidadania, e para Xa2 do Luminária, pelos diversos apontamentos que fez.

Outros terão feito referências e ajudado na divulgação. As actividades realizadas deixaram pouca margem para essa pesquisa e por isso este agradecimento também lhes é dirigido com apreço.
LNT
[0.240/2010]

Robot Luso resgatado das profundezas do Atlântico

RobotAndava à caça de notícias para seleccionar uma para comentar e descobri que o Público fazia referência a algo que me diz muito.

O Robot submarino Luso foi recuperado hoje do fundo do mar. Notícia seca, sem muito mais do que o título, é no entanto importante, embora não tanto como se ele tivesse sido recuperado do cocuruto do ar.

Por explicar ficaram as causas porque estaria o submarino Luso depositado no fundo do mar, embora se possa seguir a notícia através de uma outra e se fique a saber o preço do Robot, o momento em que se verificou o seu afundamento e ainda que os Secretários de Estado Marcos Perestrello e Humberto Rosa foram às Selvagens visitar as manobras submarinas no dia do acidente. Também por explicar ficou a razão do Público não ter chamado o Nuno Rogeiro para comentar o assunto, sabido que esta deve ser uma das suas matérias de conhecimento.

São coisas como estas que nos ralam, agora que o calor está de ananases.
LNT
[0.239/2010]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Encerramento das Comemorações - Partido Socialista

Foi com grande emoção que decorreram os trabalhos do último dia das Comemorações do Centenário de Tito de Morais. Como não poderia deixar de ser, este dia foi dedicado ao Partido Socialista que Tito de Morais "esculpiu", no dizer de Francisco Simões, ou conforme referiu José Sócrates na sessão de homenagem realizada nos jardins da Sede Nacional: "se nós tivéssemos que encontrar alguém que encarnasse o espírito e o carácter do Partido Socialista não escolheríamos melhor que Tito de Morais". (ver vídeo no Site do PS) - (ver notícia no Site do PS)

O dia foi marcado por quatro momentos:

CCTM - PS

A homenagem conjunta prestada pela Comissão Executiva das CCTM e pelo Partido Socialista, na qual a presidente das CCTM, Carolina Tito de Morais, e o coordenador, Luís Novaes Tito, depuseram um ramo de cravos vermelhos no busto que havia sido descerrado por António Costa junto ao muro do Partido Socialista, na passada quarta-feira, num acto da Câmara Municipal de Lisboa, integrado nas comemorações.
António de Almeida Santos, Presidente do Partido Socialista, depôs igualmente um ramo de flores, em seu nome pessoal e em representação do Partido Socialista.
Foi um momento de forte emotividade.

CCTM - PS

O descerramento de uma placa comemorativa do centenário, na entrada da Sede Nacional do Partido Socialista.
A este acto presidiram o Presidente do Partido e o Secretário-geral, José Sócrates. Foi um momento de grande significado em que se cantou o hino oficial do Partido Socialista, a Internacional com letra de Manuel Alegre, se ergueram punhos esquerdos no fim do acto e se gritou PS, PS, toda a simbologia que Manuel Alfredo Tito de Morais sempre incentivou na fundação e na organização do PS.

CCTM - PS





A distribuição do número especial comemorativo do Portugal Socialista, órgão central do Partido Socialista, com o editorial do seu director, José Augusto de Carvalho, que reuniu depoimentos de todos os dirigentes e quadrantes do Partido, de três Capitães de Abril, de membros da Comissão de Honra e da Comissão Executiva das CCTM e ainda de outras pessoas que conheceram de perto a actividade pessoal e política de Tito de Morais.





A sessão evocativa realizada nos jardins da Sede Nacional do Partido Socialista.
José Sócrates abriu os trabalhos com uma alocução onde caracterizou a personalidade do homenageado e a importância que Tito teve na criação do PS. José Neves, foi o fundador escolhido para fazer a intervenção (que se transcreve no Blog da Comissão Executiva), Carolina Tito de Morais falou na dupla condição de presidente da Comissão Executiva e de representante da família e Almeida Santos encerrou os trabalhos com uma intervenção onde realçou o carácter de Tito de Morais e a amizade que os uniu.


CCTM - PS


O dia terminou com uma recepção aos convidados nos jardins do Palácio Praia (sede nacional do PS) onde o convívio e a camaradagem foram os pontos fortes do culminar das comemorações que decorreram toda a semana.
A anunciada actuação gratuita com que Carlos Mendes se prontificou a colaborar na homenagem não se realizou, embora ele estivesse presente, devido a questões orçamentais do Partido Socialista que inviabilizaram o transporte e montagem dos equipamentos instrumentais e sonoros.
Foi servido um "porto de honra".

Blog da Comissão Executiva das CCTM
LNT
[0.237/2010]

Homenagem da Comissão Executiva e do PS

Flores Tito de Morais - Homenagem da Comissão Executiva e do Partido Socialista



Blog da Comissão Executiva das CCTM
LNT
[0.236/2010]

Portugal Socialista

Portugal Socialista - Comemorativo CCTM

«Apesar de ele dizer que "não fui eu que fiz o Portugal Socialista", é na
realidade a Tito de Morais que se deve "uma das principais armas de que nos
servimos na luta contra o fascismo". E acrescenta: "É lícito, penso, perguntar
se, sem o Portugal Socialista, o PS seria o que foi em 1 de Maio de 1974". É
lícito e indubitável, a influência que o jornal exerceu como testemunho da
existência da Acção Socialista Portuguesa e, a partir de 1973, do Partido
Socialista.»
Marcelo Curto

Extracto do depoimento publicado no Blog da Comissão Executiva das CCTM
O número especial comemorativo do Portugal Socialista dedicado a Manuel Tito de Morais que hoje se publica e distribui é a maior homenagem que o Partido Socialista lhe podia dedicar. Tito de Morais criou esta arma em Itália para a fazer disparar em Portugal e nos núcleos da ASP no exterior, como primeira chanfalhada ao regime ditatorial português.
Se o PS não tivesse feito esta edição, renegava as suas origens.

Com editorial do seu director, José Augusto de Carvalho, este número conta com artigos da autoria de:
António de Almeida Santos, José Sócrates, Mário Soares, J. Ferraz de Abreu, António Guterres, Eduardo Ferro Rodrigues, Amândio Silva, Ana Gomes, António Arnaut, António Coimbra Martins, António Costa, António José Seguro, António Reis, Antunes Ferreira, Duarte Cordeiro, Edmundo Pedro, Germano Lima, José Neves, Luís Novaes Tito, Manuel Alegre, Manuel van Hoof Ribeiro, Maria Carolina Tito de Morais, Maria do Carmo Romão, Maria Helena Carvalho dos Santos, Maria de Jesus Barroso, Maria José Gama, Maria Manuela Augusto, Pedro Coelho, Pedro Pezarat Correia, Vasco Lourenço e Vítor Crespo.

Blog da Comissão Executiva das CCTM
LNT
[0.235/2010]

Partido Socialista - Encerramento das CCTM


Convite Partido SocialistaAs Comemorações do Centenário do Nascimento de Manuel Alfredo Tito de Morais encerram hoje, dia 2 de Julho, como não podia deixar de ser, na Sede Nacional do Partido Socialista que ele esculpiu, como no dia do descerramento do busto disse o escultor Francisco Simões.

Todos, Camaradas e quaisquer outros democratas terão as portas abertas.
Celebramos a democracia, a liberdade, a solidariedade e a fraternidade.
Celebramos a ideia de Tito de Morais.


16:45 Horas – Deposição pela Comissão Executiva das CCTM e pelo Presidente do Partido Socialista de flores junto ao busto de Tito de Morais.

17:00 Horas – Início da sessão de encerramento das comemorações com o descerramento de uma placa comemorativa na entrada da Sede Nacional do PS.

17:15 Horas – Sessão evocativa.
Usarão da palavra o Secretário-Geral do PS, José Sócrates, o co-fundador José Neves, a presidente da Comissão Executiva das CCTM, Carolina Tito de Morais, na dupla qualidade de representante da família e encerra a sessão o Presidente do Partido Socialista, Almeida Santos.

Segue-se o lançamento e distribuição do número especial comemorativo do Portugal Socialista, de que Tito de Morais foi fundador ainda no exílio.

Na recepção oferecida pelo PS nos jardins da Sede Nacional haverá uma banca da editora para venda, com preço reduzido, da fotobiografia construída no âmbito destas comemorações.

Blog da Comissão Executiva das CCTM
LNT
[0.234/2010]

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O estado da arte

Mira TécnicaNum País que tem uma Comunicação Social tão miserável como as misérias e o sangue com que se entretém, esta Barbearia transforma-se até ao final da semana no espelho do Blog da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Tito de Morais.

Não tratamos de fome, martírio, futebol, Fátima, escândalo e intriga, por isso a comunicação social faz a parede que não deixa ouvir os apelos que desde segunda-feira são feitos à ética, à História e aos princípios defendidos através do exemplo de uma vida dedicada ao bem público, vindos de todas as forças políticas, dos historiadores, dos diversos órgãos de soberania e dos cidadãos, que dentro das suas instituições e na rua não conseguem ter o mínimo eco para além do contido nos locais onde os realizam.

Para a comunicação social é indiferente uma semana de comemorações que consegue congregar todos os órgãos de soberania numa Comissão de Honra, não interessa a História não fantasiada do Século XX como foi explicado por Fernando Rosas no passado dia 28 no Palácio Galveias, não interessa o reconhecimento dos antigos e dos actuais deputados da Nação sobre a nobreza do carácter de um dos seus mais bravos, não interessa uma Sessão Solene na Assembleia da República onde todas as correntes políticas homenagearam o exemplo que Tito de Morais deixou às gerações vindouras, não interessa a memória pública evocada pelo povo de Lisboa através da voz do seu Presidente da Câmara Municipal que, ao descerrar o busto de Tito de Morais, disse fazê-lo para que todos que por ali passem se recordem que a liberdade, a solidariedade e a fraternidade são objectivos de todos os dias e não um bem adquirido para sempre.

E mais. Muito mais nas expressões, muitas vezes comovidas, de inúmeros cidadãos que têm participado nestas comemorações.

Das televisões nem vê-las, dos jornais uma ou outra pequena caixa papagueante dos despachos que a Lusa lhes envia. Um deserto. Uma necessidade constatada de, já de seguida, arrancar com projectos para homenagear homens como Piteira Santos ou Raul Rêgo para ver se estes nossos jornalistas são convocados para a missão que têm e que vai para além da bola, da intriga, da sua própria opinião, da escandaleira e do lixo com que vão afogando na manipulação quem ainda os lê e ouve.

É este o estado da arte. O estado a que chegámos, como diria o nosso Salgueiro Maia.
LNT
[0.233/2010]

Fundação Mário Soares

Fundação Mário Soares

Ao abrir a sessão na FMS, Mário Soares fez o aviso a todos que estavam em pé e se apertavam à porta de que poderiam, se quisessem, ir para uma sala contígua ao auditório onde era possível seguir os trabalhos num vídeo wall.

Depois, Mário Soares falou de Tito como um amigo de vida e de caminho, tendo dado a palavra a Pezarat Correia, que se referiu ao homenageado num contexto misto de amizade e de agente político, realçando o papel que Tito desempenhou nos tempos conturbados imediatos à Revolução. Dizia Pezarat que Tito de Morais usava as palavras com o significado de quem tinha sentido na pele o que elas continham e exemplificou:
Na linguagem comum diz-se polícia política e o Tito dizia PIDE; diz-se estado novo e ele dizia fascismo; diz-se Oliveira Salazar e ele dizia ditador.

Medeiros Ferreira optou pelo enquadramento histórico. Colou esta homenagem à do Centenário da República e fez votos para que a da República seja tão honesta como esta foi, ouvindo todas as vozes e abordagens históricas.
A terminar a sessão veio a emoção em forma de montagem de som e imagem com que Isabel Tito de Morais Correia Pires, neta do homenageado, mergulhou a assistência.


Na parte da manhã tinha-se procedido ao registo notarial da Associação Tito de Morais.


As comemorações encerram amanhã com uma deposição, pela Comissão Executiva das CCTM, de flores no busto de Tito de Morais, a que se seguirá o descerramento de uma placa comemorativa na Sede Nacional do Partido Socialista, intervenções do seu Presidente e do Secretário-Geral, do fundador José Neves e da Presidente da Comissão Executiva, Carolina Tito de Morais. Durante a recepção que se seguirá, será distribuído o número especial do Portugal Socialista, órgão central do PS, que Manuel Tito de Morais fundou.


Fundação Mário Soares

Convite Fundação Mário Soares

Fundação Mário Soares nas Comemorações do Centenário de Tito de Morais
Hoje, dia 01 de Julho de 2010, 18:30 horas
Rua de São Bento 160, Lisboa.

Mesa
Preside: Mário Soares
Oradores convidados: Medeiros Ferreira e Pezarat Correia
Representante da família: Isabel Tito de Morais Correia Pires

Enquadramento histórico do percurso de Manuel Tito de Morais

Blog da Comissão Executiva das CCTM
LNT
[0.231/2010]