segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Botão Barbearia[0.163/2008]
Que União?

Bandeira do KosovoOuvidas as declarações do PR na Jordânia e as outras, cuidadosas, do nosso MNE sobre a declaração unilateral da independência do Kosovo, fica-se com a certeza de que a União Europeia continua a ser mais um projecto económico-burocrático do que uma União política e social.

Como é possível que nesta altura não exista já uma posição clara e unívoca sobre o assunto? Sabe-se das múltiplas dificuldades para atingir o consenso das nações que formam a União e que as razões históricas que motivam umas e outras são complexas, sabe-se que os equilíbrios mundiais que estão em jogo são objecto de pressão por estados exteriores em competição (EUA/Rússia), mas não se entende como é possível que, no dia da declaração unilateral, a UE ainda não consiga mostrar uma posição concertada que a credibilize no balanço das grandes potências.

O que vai resultar desta indecisão é uma incógnita mas leva-nos a acreditar que, cada vez mais, o Mundo está perigoso e, desta vez, o Mundo perigoso é mesmo à porta da nossa casa.
LNT

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é. Mas enquanto cada Estado membro tiver os seus próprios problemas domésticos, o que se há-de fazer? Ele é a Espanha com o País Basco e a Cataluha, ele é o Chipre com a República Turca do Norte de Chipre, etc., etc...