sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Botão Barbearia[0.132/2008]
Filosofias do barbeiro

Hillary Obama1. Como será que as comunidades hispânicas e lusófonas americanas olharão para esta fotografia?

Tradicionalmente menos susceptíveis à cor do que ao sexo (género – palavra da moda) até porque dentro de todas as cores há sempre dois géneros e o feminino é, em todas elas (cores), ainda olhado com desdém (por muitos deles e também por muitas delas), pode haver aqui algum factor que tem escapado aos observadores europeus que parecem nunca ter reparado que em todos os Blogs e Sites de campanha existe sempre a possibilidade de leitura em castelhano.
Não vou desenvolver, por falta de tempo e para não os maçar.

2. Porque será que a questão se tem sempre posto como um desafio entre um negro e uma mulher? Não deveria ser entre um preto e uma branca ou entre um homem e uma mulher?
LNT
Private joke: Filosofias em capela, só Maria.
Rastos:
USB Link
->
só Maria
-> Lanterna Acesa

10 comentários:

Anónimo disse...

:) nice joke!
mas voltando ao assunto, é precisamente por a questão não se colocar entre preto e branca ou homem e mulher - que deveria ser o natural e o correcto - que desperta a curiosidade verificar momo se movimenta todo o tecido étnico/social que compõe o país.
os preconceitos existem, resta saber é como vão funcionar.
não me passou ao lado o "factor" hispânico, assim como não passou ao lado dos candidatos, que já o mencionaram por diversas vezes analisando as votações obtidas.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

O que fica claro é a necessidade de se etiquetar, talvez até de forma "reacionária", os candidatos.
Afinal a comparação dos mesmos deveria ficar apenas na comparação das plataformas dos mesmos, mesmo que se parta do presuposto que ambos sejam de um mesmo partido. Afinal é isso que se deve discutir em uma campanha...será que não? É nem mesmo lá, que se acham o primeiro dos primeiros, a sociedade age dessa forma, imagine-se nós, espectadores do teatro promovido pelo Tio Sam...

Anónimo disse...

É incrível como leva muito tempo as mentalidades a mudarem...

Devia,sim, era colocar-se a questão:

Qual é que tem o melhor perfil para ser um bom Presidente, independentemente da cor da pele ou do sexo?

Eu sou mulher e prefiro Obama, só assim faz sentido uma resposta como a minha!

Anónimo disse...

1. As comunidades latinas olharão para aquela fotografia, valorizando excessivamente (digo eu) o factor 'experiência'. Talvez por um certo conservadorismo de raciocínio daquelas comunidades(não é crítica ao Barbeiro, que também terá esta abordagem).
2. Será exagerado dizer que 'sempre' se tem posto como um desafio entre um negro e uma mulher, mas este enfoque revela que a mudança de mentalidades é lenta 'cum'ó caraças' !
3. Apesar de nos últimos dias, ter injectado 5 milhões de dólares na campanha 'da sua fortuna pessoal' (sic), espero que Hillary comece a equacionar a atitude certa, depois de ter 'ganho' a super Terça-Feira que efectivamente perdeu.
Os Republicanos, nesta matéria, surpreenderam-me.

Luís Novaes Tito disse...

Em teoria concordo, Cristina. Mas o Mundo não é assim tão simples, nem os preconceitos acabaram e por isso vamos assistindo ao espanto dos comentadores por estar em disputa uma candidatura negra e uma feminina. Tentando desmontar a coisa deixei no meu texto o alerta para que nem sequer se anda a comparar o que é comparável. São discriminações diferentes e incomparáveis.

Pegando nas suas palavras também eu, que sou homem, prefiro Hillary, que, como se sabe, é mulher. E não a prefiro por ser mulher, nem por ser feia ou bonita, nova ou velha, charmosa ou malcheirosa. Prefiro-a porque sei o que ela já fez, o que me garante, em princípio, expectativas de boa liderança do País que comanda o Mundo.

O Luís Filipe acha que experiência é conservadorismo. Conceitos, meu caro. Prefiro achar que as provas dadas são-me mais fiáveis do que conversa de campanha. Insiste em dizer que Obama ganhou as eleições de terça-feira, o que sabe não ser verdade. É a única pessoa que o afirma e não se percebe o que pretende com essa afirmação uma vez que as regras são as que são e todos concorreram com as mesmas.
Hillary ganhou e Obama não. Negar isto é negar a evidência.

Penso que, de alguma forma, já respondi ao Zé Paulo. Quanto ao termo reaccionário (mesmo com aspas) aplicado para estas questões parece-me desajustado.
Há muito que aprendi que as questões devem ser confrontadas e não dissimuladas. Não existe qualquer problema em abordar estas questões desde que se pretenda com isso desfazer os preconceitos.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Prezado Luís,
Com toda certeza as questões deverão ser confrontadas, mas na minha interpretação, hoje na cadeira do barbeiro, bateu-se em um preconceito baseado em outro. Preferi muito mais a sua resposta agora, onde fica realmente claro que o seu candidato(a) fica sobre a plataforma e histórico do mesmo e os olha de forma assexuados e incolores.
Receba um abraço sincero de um cliente assíduo.

Anónimo disse...

LNT,
1. Dizer 'valorizar excessivamente o factor experiência é conservadorismo de raciocínio' não é o mesmo que 'experiência é conservadorismo' como me inputou. Adiante.

2. Obama ganhou nas primárias e 'Caucuses' da ultima terça-feira !
Julgava o meu caro mais rigoroso, sem ser traído pelas aparências.
A nossa querida mas PREGUIÇOSA Imprensa tem feito eco dos resultados 'oficiais' daquelas eleições, sem cuidar de saber que, apesar de concluidos e contabilizados todos os votos, existem estados como Georgia, Illinois, Alabama e Colorado onde a distribuição final dos delegados ainda não foi oficializada.
Desconheço os motivos, mas basta consultar o site da CNN e chegar a esta conclusão, o que fiz, tendo de adicionar os citados Estados em falta, que curiosamente foram todos ganhos por Barack Obama.

Para confirmar, também pode ir ao site de Obama - www.barackobama.com e verificar que actualmente o atraso de Hillary se cifra em 28 delegados.

Pior cego é aquele que não quer, não convêm ou não sabe ver.
Óbviamente que não é o seu caso, senão estavam bem tramados, todos os seus clientes, que ficavam à mercê de uma tesourada ou escanhoadela mal dada.

Luís Novaes Tito disse...

Você insiste, Luis Filipe.

Que quer que lhe diga?

Sou só um comentador, meu caro. Não estou aqui para ensinar nada, nem sequer tenho essa pretensão.

Para mim, como para todos, Hillary ganhou na passada terça-feira. Se quer fazer outras leituras é consigo.

Um abraço

Luís Novaes Tito disse...

Caro Zé Paulo

Quando escrevemos nestas plataformas às vezes presumimos que quem nos lê já conhece o nosso pensamento.

Presunção errada, minha, como está provado, porque temos leitores que não nos lêem sempre.

Agradecido pelos seus comentários, espero que agora entenda melhor quem está do lado de cá.

Um abraço

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Caro Luis,

Não é presunção sua. E nem eu o leio tão pouco. O que fiz foi comentar um post especifico e não todos os cortes de cabelo e barba da barbearia.
Outro forte abraço.