quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Botão Barbearia[0.843/2008]
CompetênciasBotero

Há desempenhos que obrigam a formação permanente e a estudo diário. Muitas vezes apetece deixar essas vidas e embarcar noutras onde estudar, aprender e adquirir competências são coisas de uma só vez que, atingidas pela obtenção do canudo e emprego, servem para vidas à sombra das habilitações literárias adquiridas na juventude.

É por isso que faz confusão este valorizar permanente do canudo, como se isso valesse competência, em detrimento dos curriculados, do valor acrescido e dos certificados profissionalmente.

Este raciocínio (competência/habilitações literárias) não conduz à desnecessidade de formação académica, porque uma e outra coisa são complementares, mas tem de levar à mudança de mentalidade e à compreensão de que tem de haver muito mais para além das habilitações literárias uma vez que a competência não depende do canudo e as competências são coisas a manter actualizadas, monitorizadas e avaliadas numa cadeia de valor.

É assim que se entende o "deixem-se de Dr.s e Eng.s e tratem de valorizar as competências” que Gary Hamel ontem referiu.

Em Portugal vivemos sempre na sombra de algo. Anteriormente era à sombra da Corte onde o dinheiro comprava os títulos. Depois deixou-se a sombra do títulos para com o dinheiro se comprarem Comendas. Agora o Canudo é a marca da burguesia que nunca chegará a fidalga por muito dinheiro que arrecade em salário e compensações.

Depois admiram-se quando aparece gente que ameaça com o desemprego quem produz com competência o seu (deles que ameaçam) sustento.
LNT
Rastos:
USB Link
-> SIC Gary Hamel - Entrevista (Vídeo)
-> Gary Hamel Biografia

2 comentários:

Unknown disse...

a formação SÓ serve para dar as bases de pensamento lógico, disciplina de estudo e capacidade teórica para entender a realidade de acordo com trabalho já desenvolvido por outros na área...

As competências vêm quando se consegue aplicar aquilo que outros demoraram muito mais tempo a conseguir e serviram de base para o seu estudo.

A genialidade vem de quem conseguir construir mais conhecimento em cima do que os outros desenvolveram.

O mal da sociedade é que não se tenta conseguir a competência, e muito menos a genialidade, mas sim o status e a obtenção de etiquetas.

Todos, ou quase todos, se julgam humildes, mas não o são verdadeiramente. É a natureza do homem.

E isto é o que nos falta ultrapassar para darmos mais um passo na evolução humana.

Kant já o tinha dito há muitos anos... todos lêem, mas poucos compreendem...

drengo disse...

...acho que basta o meu nick para perceber porque li o seu post... e gostei.

Bem haja.