quinta-feira, 1 de maio de 2008

Botão Barbearia[0.393/2008]
Maios – Quem te avisa...Maios


Levantar cedo e beber um bagaço.
(mais soft: um porto, uma jeropiga ou um medronho)

Não deixe que o Maio o apanhe na cama.

LNT

Sobre as Maias / Maios:
No primeiro de Maio, consagrado como o dia das "Maias", colocam-se flores de giesta nas janelas e nas portas, nas carroças dos bois, nas fontes e nos largos. Enfeitam-se bonecos de palha, que são colocados nas janelas ou mesmo nos telhados, como era hábito em Portimão. Em Alte, os maios são deixados às esquinas das ruas, às vezes suportando versos a propósito.

Na aldeia de Querença, uma pessoa vestida de branco, vinha cedo pela manhã, como é tradição, bater às portas dos vizinhos, desafiando-os a sair de casa, com vários subterfúgios: "Venha daí home, que o seu burro anda no trigo!"

Era necessário sair de casa cedo, para evitar que o "Maio" entrasse. Seguiam depois em romaria, uns atrás dos outros, atacando o Maio, com figos enfarinhados e aguardente de medronho, portas adentro de cada casa por onde passavam.

O Maio, elemento nocivo era, assim, esconjurado para que a natureza surgisse fértil e limpa das maleitas do Inverno. As consagrações florais, as Maias (bonecos, raparigas ou rapazes) e o repasto tradicional rural composto de figos e medronho assumiam, no Algarve, as fórmulas de defesa da Primavera que se consolidava.

Tradição agrária antiga, que misturou variadas práticas, remonta às festividades romanas da "Florália", dedicadas à deusa Flora e a cultos medievais germânicos de Santa Valpurgis, conforme investigação do etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira.

7 comentários:

Anónimo disse...

...E por que não uma caipirinha?
(Já sei: é uma estrangeirice sem nexo numa tradição nacional. Mas sempre é da CPLP e apeteceu-me a provocação!). :)

Rui Vasco Neto disse...

luis,
tive um pequeno casinhoto em Querença (a minha mãe é que teve, para ser exacto), faz uns quinze anos, talvez.
curiosamente: tenho endereço novo no sapo, http://setevidascomoosgatos.blogs.sapo.pt/
sugiro actualização urgente stop cumprimentos stop podia dar-me para pior.
stop
abraço

Luís Novaes Tito disse...

Pelo sim, pelo não, deixa lá a caipirinha e faz o que a tradição manda, Redexpo, isto é, salta da cama cedo e trata de comer uns figos secos e beber um medronho não vá o “burro” ou o “carrapato” entrar.

Olha que o povo lá sabe o que diz.

Luís Novaes Tito disse...

O sete vidas como os sapos, digo, como os gatos, já estão endereçados em conformidade na coluna da direita. Em breve tratarei de divulgar a nova morada aqui, no hall da barbearia.
Com um abraço, Rui.

Rui Vasco Neto disse...

luis,
'endereçados em conformidade' soa-me a coisa escanhoada. no fio da navalha, mesmo.
seja.

Luís Novaes Tito disse...

:)

Anónimo disse...

"Levantar cedo e beber um bagaço"

Por favor não se esqueça do figo seco a acompanhar!