terça-feira, 20 de maio de 2008

Botão Barbearia[0.450/2008]
Combustíveis e comburentesCombustíveis Girl

Recebo mensagens para aderir a um boicote às gasolineiras GALP, REPSOL e BP (não percebo porquê só a estas) dando corpo a um protesto generalizado contra os aumentos insanos que se têm verificado nos combustíveis.

Olhando para a imagem ao lado, quer parecer que tal boicote não terá qualquer efeito mas, ainda assim e tão irritado como qualquer outro com a alarvice gulosa de quem abastece os nossos carros e encarece a vida em geral, já que mais não posso fazer, transcrevo no salão o comentário que um tal JAKIM deixou lá para baixo.
LNT
Acabo de ver aqui, valentemente escarrapachada no espelho da vossa barbearia, uma questão que tenho colocado a vários amigos, conhecidos e outros cabeludos que me são próximos e a que ninguém, até agora, pareceu querer atribuir grande crédito.

Refiro-me à das contas dos combustíveis ou, para abreviar, da gasolina e do gasóleo, líquidos que dantes (também) serviam para tirar nódoas e que agora se converteram eles mesmos numa enorme nódoa de gestão pública.

Acrescento aos ingredientes das vossas equações (câmbios relativos ao dólar e ao euro, preços do brent e etc. e tal) mais um, que me foi vendido como certo mas que ainda não consegui tirar a limpo: parece que o refinador ou refinadores portugueses do dito brent o compram agora e pagam 90 (noventa) dias mais tarde, o que, a ser verdade, eleva mais uns furos a fasquia do despudor com que se vêm sucedendo, no número, no tempo e no modo, os aumentos do preço daqueles bens.

Parece, pois, que os senhores (os gajos?) da governança pública e privada que tem a ver com esta ladroeira estão a precisar, sem grandes delongas, de uma boa tesourada, qual seja a constante da seguinte

PROPOSTA:

Que através da blogosfera se convoque, com a antecedência e o batuque necessários, uma GREVE GERAL À COMPRA DE COMBUSTÍVEIS, COM A DURAÇÃO DE VÁRIOS DIAS, EM DATAS A APRAZAR, precedida de alguma discussão quanto ao exacto intervalo de tempo em que a mesma deva realizar-se, por forma a prejudicar o mais possível essa gentalha e o mínimo possível… os grevistas.

Com barbeirais e muito bem aparadas saudações do, JAKIM

5 comentários:

WR disse...

Este blog está a ficar incendiário. Aqui fuma-se num post, no seguinte mete-se combustível...

E como se não bastasse acrescentam-se imagens de "bombas" aliadas ao combustível!

Ai que esta barbearia vai explodir!

WR

Anónimo disse...

Vou procurar esquecer as 'bombas' com que as petrolíferas nos iludem... Quanto à 'greve geral', parece-me bem intencionada, mas utópica. As pessoas necessitam de utilizar os seus carros no dia-a-dia pelas mais diversas razões e não podem abster-se de consumir combustível por um longo (ou mesmo médio) período.
Já a 'greve sectorial', por tempo indeterminado, às grandes petrolíferas (em Portugal, GALP e BP)parece-me a melhor solução.
Os consumidores continuam a abastecer-se nas outras companhias e as 'gigantes' vêm-se obrigadas a baixar os seus preços, o que arrastará a queda dos preços praticados pelas demais.
Esta parece-me ser uma experiência a tentar.

Luís Novaes Tito disse...

Caro WR
Já não é o primeiro a avisar que este Blog está preste a explodir...

Caro Redexpo
Também nao me parece que surta grande efeito, principalmente na GALP mas se quiserem avançar para uma campanha deste tipo vão ter de chamar a menina da botija-pena para a luta.

mdsol disse...

Esta coisa dos boicotes às vezes é tramada para quem os "pratica", sendo que as mossas deixadas no objecto boicotado deixam muito a desejar. Este apelo recordou-me um tempo em que o assunto Timor estava ao rubro e eu aderi (já nem me lembro como) ao "boicote" a determinada gasolina porque estava mais ligada à Indonésia (não recordo os pormenores da coisa). Na altura eu viajava muito de carro e não raras vezes fiz "desvios", corri o risco de ficar sem gasolina porque... neste posto não pode ser. Já Shuarto não era e Timor já era e eu com aquele "complexo" em relação à marca X. Levei tempo a retomar o modo óbvio de me abastecer onde me desse mais jeito. Será que os transtornos pessoais valeram de alguma coisa? Eu durmo bem, fora isso...
Gosto da barbearia assim activa rsrsr
:))

Anónimo disse...

Vamos fazer a diferença!
Isto tem que começar por algum lado!
Vamos passar a palavra e não ser indiferentes, temos que fazer com que as coisas mudem!
A subida vertiginosa do preços dos combustíveis tem que parar e temos que fazer com que baixem!
Para tal vamos combinar três dias nacionais seguidos de NÃO ABASTECIMENTO NA BP, GALP, REPSOL!

Esses dias serão o 1 -2 -3 de Junho que vem!

VAMOS FAZER A DIFERENÇA!
Nesses dias abasteçam em outros postos de combustíveis tais como a Esso, Total, Continente (antigo Carrefour), Intermarché, Jumbo e Eleclerc!
Juntos teremos força para baixar os lucros destes gigantes!
Agora é só passar a palavra com urgência!
Estou farto de ser levado na hora de pagar!
CHEGA!
SEJAMOS UNIDOS PORTUGUESES E TODOS OS QUE TENTAM SOBREVIVER EM PORTUGAL!
NÃO ESQUEÇAM 1 - 2 - 3 de JUNHO que vem Não Abasteçam na BP, GALP e REPSOL!
FORÇAPORTUGAL!