sexta-feira, 30 de maio de 2008

Botão Barbearia[0.481/2008]
Fomos a isto, JumentoMiuda Gás GALP

Esta Barbearia, em parceria com o Jumento, ajudou a dar alguma visibilidade à luta dos consumidores contra os abusos que os novos monopólios privados praticam em nome de um pseudo-liberalismo que consegue ser ainda mais selvagem do que o capitalismo selvagem de outros tempos.

A GALP, empresa herdeira do monopólio em sectores estratégicos dos combustíveis, tem imposto e liderado um carrossel de inflação absolutamente descontrolado, onde a sua avidez de lucro faz revelar a total indiferença social perante os problemas que causa ao País que sempre lhe serviu de bandeira e que, dessa forma, lhe proporcionou a abertura de portas que permitem que ela hoje seja uma das maiores empresas privadas em Portugal.

Boicote GALPA GALP não é uma empresa qualquer e só é o que é porque o Estado (todos nós) nunca lhe negou apoio, mesmo nos seus piores momentos. A isto a GALP, apercebendo-se do poder que conseguiu, retribui com o agravamento dos preços, não abdica minimamente de parte do seu lucro e aponta como única solução a abdicação das receitas do Estado para que os aumentos que produz se diluam proporcionalmente no decréscimo dos Impostos. Fá-lo sabendo que para isso põe igualmente em causa o equilíbrio que se conseguiu nos últimos tempos, com o sacrifício de todos nós (Estado).

A GALP faz lembrar aqueles filhos que depois de servidos abandonam os pais à pobreza. A GALP não merece a consideração dos seus consumidores e merece que eles lhe dêem a resposta adequada à sua usura.

Boicote GALPDou por terminada a campanha activa a favor do boicote à GALP porque esta loja não é, nem quer ser, uma loja de liderança de combates mas não deixo, nem nunca deixarei de defender aquilo que entendo justo, nem de denunciar aquilo que considero inaceitável em termos sociais (a que muitos gostam de chamar de ética republicana).

Na Barbearia do Senhor Luís fica afixada a camisola que foi vestida há uma semana e o balão que se propagou por mais de sessenta Blogs. Saúdo todos os que alinharam na multiplicação da ideia e envio um abraço fraterno ao autor do Jumento.
LNT
Autoria das imagens:
Balão - LNT
T-shirt balão -
Rui Perdigão

-> o Jumento;
->
a Barbearia do Senhor Luís - Luís Novaes Tito;


Absorto - Eduardo Graça; Alcáçovas - António Costa da Silva; Alice no País dos Medos - Eurico Careca; Os Amigos de Alex - Alex; Anamarta - Ana Marta; Anjo Demónio - Inês; Anti-Tretas - JP; Apdeites V2 - JPG; Arrochadas (2.0) - MAV; Art & Design de Isabel Filipe - Isabel; o Blog da Nalga - Odysseus; Blogotinha; Boicote estas Marcas - Carlos W; Branco no Branco - MdSol; Carlos Alberto - Carlos Alberto; Ceolino's - Caeser; Cicuta; Colheita 63 - Duarte; Confessionário do Dilbert - Isabel F.; Contador de Gaivotas - Gregório Salvaterra; 2 Dedos de Prosa e Poesia; Fil Antes Tropo - Eilantes; Fliscorno - Raposa Velha; Forum Cidadania - Carminda Pinho; Ideal Social - MAV; Ideias Fixas (2) - Sá Morais; iDi@s; um Jardim no Deserto - Zé de Portugal; João...zinho! in the UK - João; Kitanda - Cacusso; Kousas e Louzas - Shrek; Last Feeling - Cosmos2k4; ... e Marrocos aqui ao lado - Esteva; Mataternos; o Melhor e o Pior - Nuno; Mi Bloga Mucho - Eva; a Minha Matilde & Cª - Miguel; a Minha Tshirt; as Minhas Romãs - Paula Raposo; Momentos Sentidos II - Margusta; Nem Paz Nem Guerra - Nuno Góis; Notas - Alfredo Caiano Silvestre; Notícias d'Aldeia; Óbidos made in-2510; Outra Margem - António Agostinho; as Páginas - Paula Raposo; Palavras de Ursa - Margarida V.; Papa Açordas - Compadre Alentejano; Papiro - Maremoto; Perdido à muito - Bento Abreu; Ponto por Ponto - Pedro Sousa; Pontos Soltos - Tony Almeida; Quintus - Clavis Prophetarum; Sarrabiscos - GP; Sem Ordem; Sentido Único - Fernando; O Sítio dos Desenhos - Fernando Campos; a Sombra do Convento - Pedro Tomás; Suspeitix - Luís Coelho; the new exilezone aka porta viii - Paulo Brito; Tomar, a Cidade - Luís Ribeiro; Vento Quente de Mudança - Pamem; O Viseu - José Pinheiro.

8 comentários:

Carminda Pinho disse...

Obrigada Luis! Por ter cedido a sua barbearia, para as "reuniões" (tipo sótão) para mais uma luta a favor dos mais desprotegidos e, da nossa já muito débil democracia.

Abraço

mdsol disse...

Sr. Luís da Barbearia:
A sua barbearia é um óptimo local de encontro.
:)

Anónimo disse...

Eu não assinei este boicote, mas não abasteci nem na galp nem noutro sítio, ontem, hoje e amanhã, nem depois de amanhã, nem depois de pois de amanhã.

Será que os assinantes deste boicote podem, sinceramente, todos dizer o mesmo?


WR

jpt disse...

Sô luís, WR
eu não assinei, coisas cá minhas e também por causa do meu patrão, não fosse ele ofender-se ... mas garanto, aqui que ninguém nos ouve, que não me abasteci nos postos da Galp nos dias em causa. Juro, WR, afianço, palavra de honra, sinceramente ...

(essa do "sotão2, sô luís, essa do "sot^~ao" ... até me emociona... o amigo também trabalha para o bem dos refugiados? - ele há gente assim, boa gente)

Comendador Antunes de Burnay disse...

lnt, hoje a Galp desceu os preços (e porquê? porque, surpresa, o barril de petróleo desceu). Era bem bonito um post aqui no seu sítio a referir o assunto...

(Tipo: eu entusiasmei-me, afinal a coisa do mercado é mesmo assim, quando não temos a matéria prima não há nada a fazer senão indexar preços)

E é um gosto vir aqui a esta sua casa. Não assinadndo por baixo tudo o que escreve, mas não é isso o bonito da coisa?

(Se não fizer o tal post eu entendo. Afinal é muito menos "sexy" um post a dizer que o preço desceu, e tal...)

Luís Novaes Tito disse...

Sótão não será, cara Carminda, porque a coisa faz-se às claras, mas é com muito gosto que este espaço se identifica como um ponto de liberdade e de encontro, como simpaticamente refere a MdSol.

O Vizinho WR sabe que a bufaria não é o forte deste barbeiro. Não sei, nem quero saber quem assinou, quem abasteceu ou quem bebeu da GALP. Pela parte que me toca não penso voltar a abastecer-me na GALP (nem a consumir outros seus produtos), pelo menos regularmente, até que a GALP não se comporte com a decência que nos deve.

O JPT, que não via “há que tempos”, deve ter problemas em abastecer na GALP do Maputo (isso existe?) e por isso manda as bocas que sabe serem sempre um gozo por aqui. A do sótão foi do melhor e a dos refugiados a do pior. Brincalhão.

O Comendador está contentíssimo com a descida de um cêntimo que algum publicitário da GALP resolveu anunciar e diz que isso reflecte as oscilações do mercado. Como se as oscilações do mercado tivessem resultados imediatos nas vendas a retalho e como se nos pudéssemos esquecer que Euros compram Dollars e Dollars compram petróleo, mas tudo isso já foi dito e por isso não insisto.
Se o comendador se quiser dar ao trabalho de desenhar um gráfico que apresente o evolução da cotação do Dollar em relação ao Euro e a compare com o preço do Brent no mesmo período (por exemplo no último ano) talvez lhe seja mais fácil perceber do que aqui se tem falado.

A todos agradecido pelos comentários.

jpt disse...

ó meu amigo, pois saiba que a prezada e ex-nacional GALP por estas índicas paragens vai vendendo do seu petroil. e juro que não fui lá ao diesel ...

jpt disse...

e já agora, por falar em bocas e gozo. Lembra-se o sô luís, quando estava ali no cabeleireiro do shopping, e tivemos umas trocas de posts sobre o casamento do 1º filho espanhol, comigo muito interessado na fatiota da futura 1ª nora local? Lembro-me bastante dessa "converseta". Pois não é que todos os dias me chegam googladores em busca de "vestidos de noivas" ... Olhe, fui feliz aí. Aliás, ali. Vá lá, fui feliz então.