segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O peso dos pianos

George ClooneyEnquanto George Clooney anda ocupado a ver se não lhe cai um piano na cabeça, Elisabetta Canalis faz-lhe outros galos na testa, garante a sempre bem informada fonte de fofoqueirices mundiais, Lainey Gossip.

É com relevâncias destas que o Mundo pula e avança ao som dos pianos e pianolas que revelam que, até no Céu, a corrupção se faz por meia dúzia de cápsulas de café e que é melhor não nos fiarmos no pessoal da bola.
LNT
[0.743/2009]

E se os minaretes tiverem sinos de ouro?

Burka - olhos - anéisDa última vez que estive em Genebra partilhei o pequeno-almoço com umas dezenas de mulheres que tinham de praticar um ritual estranho de dificuldades para poderem levar os alimentos à boca.

As burkas negras com uma fresta em renda para as deixar espreitar não eram só um sinal de diferença, o que seria respeitável, mas uma dificuldade real para poderem usufruir, com normalidade, do direito básico de se alimentarem.

Em Genebra, Suíça, as burkas são proibidas o que me levou a pensar que no país do chocolate e dos relógios as entidades policiais ficam cegas com os trajes negros onde se escondem seres humanos que circulam, aos magotes, à volta dos machos pelas ruas da cidade de Jean-Jacques. Quando se pergunta a um genebrino o que provoca tal cegueira nos agentes policiais eles apontam para os Patek Philippe de ouro e diamantes e para os anúncios à mais higiénica e elegante banca do Mundo, para logo de seguida torcerem o nariz com a pretensão de alterar a data das festas da cidade quando ela coincida com o Ramadão.

A Suíça tem destas coisas. Tanto tem orgulho na mosquée de Genève e no seu minarete de onde se avista o quartier des organisations internationales, como se envergonha de que do quartier des organisations internationales se aviste o minarete da mosquée de Genève.

Se ao menos as mesquitas tivessem campanários em vez de minaretes e sinos de ouro em vez de silêncios.
LNT
[0.742/2009]

Rastos:
USB Link
->
Também publicado no ≡ a Regra do Jogo

Já fui feliz aqui [ DCXLIX ]

Dom Henrique
Dom Henrique - Carnide - Lisboa - Portugal
LNT
[0.741/2009]

sábado, 28 de novembro de 2009

Há dias da cor da bandeira



Vá-se lá saber porquê apetece-me por o cachecol do costume
e beijar o lado maior da bandeira nacional.
LNT
[0.740/2009]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Da degradação

Pacheco PereiraMais uma vez estou de acordo com Pedro Correia. O ódio e a traquinice grosseira de Pacheco Pereira tornam-no no comentador mais desrespeitado da nossa actualidade.

Os longos anos de inconsequências de JPP e a capacidade de escarrar venenos sem se engasgar, sempre lhe foram perdoados pelo reconhecimento da capacidade argumentativa e por aquilo que faz profissionalmente.

Mas Pacheco Pereira parece agora à beira do colapso pelo olhar raivoso com que enfrenta as câmaras, pelo constante desrespeito de tentar sobrepor a sua voz à dos seus pares e pelo ódio que transpira e lhe tolda a razão.

O recalcamento e a frustração podem transformar um homem brilhante naquilo que todos nós, que ainda vamos assistindo à Quadratura do Círculo, vimos ontem na televisão.
LNT
[0.739/2009]

Centenário de Tito de Morais

CCTM - Tito de MoraisHá homens por quem vale a pena construir para que a viagem feita por este canto da Europa não caia nas catacumbas do esquecimento.

Manuel Alfredo Tito de Morais é um deles. Digo-o porque o acompanhei em muito e ser-me-ia impossível deixar que a voracidade destes tempos impedissem a lembrança do caminho percorrido. Foi por isso que muito me honrou o convite para integrar a Comissão Executiva das Comemorações do seu Centenário e lhe dediquei um blog para que a CE possa divulgar os eventos a desenvolver em 2010 e também para registo de memórias sobre um homem bom que sempre se bateu pela liberdade.

O Blog CCTM está já disponível em http://titomorais.blogs.sapo.pt ou http://titodemorais.net, aguarda que outros elementos da Comissão Executiva se façam seus autores e agradece a qualquer cidadão que tenha depoimentos, relatos, materiais ou casos interessantes para publicar sobre Tito de Morais que os faça chegar através do email cctm@sapo.pt.
LNT
[0.738/2009]

Rastos:
USB Link
->
CCTM ≡ Comemorações do Centenário de Tito de Morais

Já fui feliz aqui [ DCXLVIII ]

Alentejo
Alentejo ao fim da tarde depois da pesca - Portugal
LNT
[0.737/2009]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

The force be with you

Quem é de 31 de Maio e comemora o nascimento a 25 de Novembro merece receber felicitações de comemoração.

Sem eles a blogos(fera) não tinha graça. Parabéns 31 da Armada.
LNT
[0.736/2009]

25 de Novembro

Bernard Olshan
Quando o calor extremo começava a apertar para transformar a democracia que se tinha libertado da ditadura-não-democrática numa ditadura-democrática, os militares apoiados pelas forças políticas da democracia enfrentaram os militares e as forças politicas da ditadura-democrática e fizeram-nos entender que só há democracia com liberdade.

Custou a vida a alguns homens, comandos, que quase ninguém recorda, mas a liberdade continuou a passar por aqui.
LNT
[0.735/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXLVII ]

Interface
Revista Interface (há uns anos) - Lisboa - Portugal
LNT
[0.734/2009]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ideias para Grandes Decisões

OPS! Livro É hoje lançado pelo corpo editorial da ops! – Revista de Opinião Socialista, o livro Ideias para Grandes Decisões que consiste na compilação dos quatro primeiros números da revista e na materialização dos cadernos temáticos. (A revista tem sido disponibilizada unicamente on-line)

O evento realizar-se-à pelas 18:30 horas, na Livraria Círculo das Letras, Rua Augusto Gil 15B, e contará com a introdução de Manuel Alegre e a apresentação crítica de Ricardo Costa, Director de Informação da SICn.

Esta compilação inclui, para além da impressão de textos dos cadernos temáticos, um CD com os quatro números completos da revista.

Para mais informações e aquisição pela Internet consulte o WebSite da ops!
LNT
[0.732/2009]

Rastos:
USB Link
->
Revista ops! ≡ revista de opinião socialista

Os blogs portugueses estão de luto

Jorge FerreiraAcabado de regressar do Alentejo fui surpreendido com a triste notícia da morte do Jorge Ferreira, um dos mais antigos bloggers portugueses e um dos que conseguiu manter com coerência, humor e cultura, ao longo dos anos, a mais notável regularidade de escrita.

Sem ser do meu quadrante político e sem o conhecer pessoalmente, sempre mantive com ele as melhores relações pessoais baseadas no respeito recíproco, na defesa dos direitos humanos e no contraditório em questões ideológicas. Participei no grupo que, com ele, o Carlos Castro e o Gabriel Silva, fez a denúncia das FARC e ultimamente fui seu parceiro em contraditório no Eleições2009/o Público.

Os últimos textos de Jorge Ferreira foram publicados em 2009.11.19 e 2009.11.21 nos seus blogs
Tomar Partido e Nabantia, respectivamente.

Deixo-lhe a minha homenagem e o meu profundo respeito e, para os que lhe são mais chegados, o meu sentido pesar.
LNT
[0.731/2009]
Rastos:
USB Link ->
Tomar Partido ≡ Jorge Ferreira
->
Nabantia ≡ Jorge Ferreira

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

No time, no blog

ChaparroIsto anda um pouco complicado de tempo, mas penso que para a semana já voltarei a poder dedicar-me às escritas alternativas.

Entretanto há mais um projecto de bloga na forja, este mais institucional e a ser anunciado em breve, que se prende com as comemorações, em 2010, do centésimo aniversário do nascimento de Manuel Tito de Morais.

Como penso quedar-me pranteando à sombra de um chaparro este fim-de-semana depenicando umas perdigotas e anavalhando uns Serpas e os chaparros ainda não emitem bites para a rede global ficam os desejos de frutuosas descansadeiras e que não comecem já a estoirar o subsídio de Natal em prendas inúteis.
LNT
[0.730/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXLV ]

Cartuxa
Cartuxa - Évora - Portugal
LNT
[0.729/2009]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Don’t shoot the piano-player

Don't shoot the messenger.
Don't blame the person who brings bad news. This idea was expressed by Sophocles as far back as 442 B.C. and much later by Shakespeare in Henry IV, Part II (1598) and in Antony and Cleopatra (1606-07) The word kill may be used as a substitute for shoot.

Don't shoot the piano-player.
He's doing the best he can. Don't hurt innocent people. Originated in the United States in the Wild West, around 1860. During his 1883 tour of the United States, Oscar Wilde (1854-1900) saw this saying on a notice in a Leadville, Colorado, saloon. It is sometimes attributed to Mark Twain, but neither Wilde nor Twain has ever claimed authority.
Random House Dictionary of Popular Proverbs and Sayings by Gregory Y. Titelman

Lucy

Nas habituais frustrações que, desde a antiguidade, fazem com que os portadores de más notícias sejam mortos por quem não pode, ou sabe, como matar quem lhas manda, faz-se agora crer que os órgãos de comunicação social violam o segredo de justiça (imagino que essa crença até faça parte da Lei).

Como tenho a ideia de que os órgãos de comunicação social não são parte do poder judicial, nem conseguem ainda ter meios de espionagem dentro das instâncias judiciais, remeto mais esta aleivosia para o campo do primarismo taxista (sempre os taxistas a pagar as favas).

A haver violação do segredo de justiça façam o favor de tentar perceber onde ela é praticada e julguem os prevaricadores, de preferência na praça pública e com todos os pormenores pessoais sobre o respectivo paizinho que certamente eles saberão quem seja.

Não se use é a figura para se tentar silenciar quem tem por missão falar, escrever, comunicar e informar.
LNT
(stéreo: a Regra do jogo)
[0.728/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXLIV ]

Carnide
Carnide - Lisboa - Portugal
LNT
[0.727/2009]

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escritas de alterne – II Mareações

GilletteChove a cântaros e no Tejo anda um submarino em manobras.

Começo a entender a necessidade dos submarinos na Armada Portuguesa:
- Em caso de inundações severas passarão a ter meios de resgate submersíveis que permitam actuar em prol das populações afogadas.

Confesso, à laia de declaração de interesses, que odeio submarinos. Penso que só em último caso entraria num e só em desespero me deixaria ir numa excursão subaquática.

Se fosse da vontade divina que vivêssemos debaixo de água, o Criador tinha-nos dado guelras no dia da criação e, embora entenda que deva ser interessante mergulhar vestido de marujo sem molhar a farda, não me sai da ideia a sensação que as sardinhas de Portimão devem ter quando as enfiam numa lata de conserva.
LNT
[0.726/2009]

Escritas de alterne – I Artes

Penteado em teiaÀs vezes sento-me aqui, feito basbaque, de tesoura na mão à espera que a inspiração me afague para vos dar algo para ler sem ser a fajardice do dia-a-dia.

Um barbeiro que se preza não se pode limitar a cortar as farripas de quem se ajeitar para tal. Tem de olhar para os escalpes como um escultor olha para um calhau e projectar a obra que dali poderá sacar.

Acontece que, nestes tempos que correm, nem com as pianadas da Maria João nem com os violinos de Chopin consigo cogitar obra a partir destas cabecinhas que desfilam pelo nosso bolso na esperança de pilharem mais uns cobres que os agasalhem na reforma.

Cada vez há mais guedelhudos e cada vez é mais difícil a tosquia assertiva resultante do desalinho dos trejeitos e redemoinhos de quem não aprendeu, em tenra idade, a fazer o risco ao lado.
LNT
[0.725/2009]

domingo, 15 de novembro de 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

Colaborador da Semana [ LXXXVIII ]

Colaboradora Armand Stick, amiga predilecta da mordoma desta casa anda metida em sarilhos vários devido à fraldisqueirice que a clientela muito estima e que a faz chegar aos píncaros da fama.

Dinheiro em caixa, responde ela sempre que o barbeiro lhe diz ser necessário manter os mínimos de decência para que esta barbearia não se transforme num bordel, e continua a sua actuação que lhe junta proveito à fama.

Armand Stick adora meter a mão do bolso dos nossos clientes mais ricos e eles, não só não se importam, como até se rebolam de satisfação pela execução destas artes por ela tão bem dominadas. Armand chegou aonde não era previsto quando entrou para a contabilidade desta casa e tudo leva a crer não ter ainda atingido o cume da popularidade. Adivinham-se-lhe muitas outras artes.

Embora cause preocupação a este estabelecimento, Armand continua a ser uma promissora fonte de receita pelo que se lhe atribui o prémio desta semana.
LNT
[0.723/2009]

Festa brava


LNT
[0.722/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXLII ]

P1/74 - BA1
Curso Milicianos Pilotos Aviadores P1/74 - BA1 - Sintra - Portugal
(ver maior)
LNT
[0.721/2009]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ideias para grandes decisões

OPS! Livro No dia 23, ao fim da tarde, em local a anunciar, a equipa editorial da OPS! fará o lançamento do primeiro livro da revista on-line OPS! – revista de opinião socialista.

Trata-se de um registo misto, passando a papel os cadernos temáticos dos 4 primeiros números da revista e, a suporte CD, todos os conteúdos daqueles números.

O prefácio é da autoria de Manuel Alegre e será publicado um texto original de Henrique Neto.
OPS! Livro
Reproduzirá os textos, depoimentos, reportagens e entrevistas de:
Alberto Amaral, Alfredo Bruto da Costa, Almerindo Janela Afonso, Ana Benavente, Ana Cardoso, Ana Maria Vilhena, Ana Paula Marques, André Freire, António M. Magalhães, Carlos Afonso, Catarina Frade, Eduardo de Oliveira Fernandes, Elísio Estanque, Ernesto Silva, Eugénio Menezes Sequeira, Fernando Seabra Santos, Francisco Alegre Duarte, Guilherme d’Oliveira Martins, Helena Roseta, Henrique de Melo, Hermes Augusto Costa, Hugo Dias, João Correia, João Ferreira do Amaral, Jorge Bateira, Jorge Martins, José Carlos Guinote, José Castro Caldas, José Reis, Leonor Janeiro, Licínio Lima, Luciano Rodrigues de Almeida, Luís Novaes Tito, Manuel Alegre, Manuel Carvalho da Silva, Manuela Neto, Maria Clara Murteira, Maria José Gama, Maria José Morgado, Nuno David, Patrícia Jerónimo, Paulo Guinote, Paulo Peixoto, Pedro Bingre, Pedro Tito de Morais, Ricardo Paes Mamede, Rosário Gama, Sérgio Pessoa, Teresa Carla Oliveira e Teresa Portugal.
As instruções para subscrição on-line (cinco Euros) poderão ser consultadas no WebSite da OPS! .
Em surround: a Regra do jogo e Cão como Tu
LNT
[0.720/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXLI ]

Ana Vidigal
Ana Vidigal (Nov09) - Galeria 111 - Lisboa - Portugal
LNT
[0.719/2009]

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Insídia

Sem caraQuando me questionam sobre os casos que se sucedem onde os policiais fazem de justiceiros, onde a justiça faz de politiqueiros e onde os políticos fazem de parvos, respondo sempre da mesma forma: - Ainda acredito no poder judicial português, apesar dos pesares, e por isso espero que os casos se resolvam sendo ilibados os inocentes e condenados os criminosos. Só depois disso farei as minhas apreciações.

Dizem que isso é coisa de barbeiro inocente e ignorante, zangam-se e desandam cada um com a sua sentença no bolso e o seu suspeitar na ponta da língua.

Mas reconheço que a coisa está a ficar perigosa. Um Presidente escutado, um Primeiro escutado, um povo inteiro convencido que está a ser escutado, um regime escutado e todos sem saberem quem escuta, para o que escuta e com que intenção escuta.

Enquanto isto as caixas de ressonância ribombam na insídia.
LNT
[0.718/2009]

Matar o tempo

Ana Vidigal
Logo, pelas 19 horas na 111 de Lisboa, Ana Vidigal apresenta a forma de Matar o Tempo, numa exposição onde será igualmente lançado um seu livro/catálogo.


A gravura, a pintura, o desenho, o plástico, a colagem, o azulejo e todas as outras texturas, todos os materiais, todas as ideias, fazem de Ana Vidigal uma das artistas plásticas portuguesas contemporâneas com maleabilidade impar, como lhe é reconhecido pela crítica global e por um invejável currículo de sucessos in/out fronteiras.

Ana Vidigal

Ana tem obra espalhada no espaço público, como é patente na estação do Metropolitano de Lisboa de Alfornelos onde fez revestir as paredes de topo dos túneis com azulejos que propõem ocupação das viajantes na aplicação dos ensinamentos recolhidos na "Modas e Bordados".

Ana Vidigal



De raciocínio instantâneo, crítico e intervencionista, Ana Vidigal deixa rasto por onde passa, inclusive na desmaterialização inerente aos Blogs como se poderá observar em registos recentes no SIMpleX e na Jugular.
LNT
[0.717/2009]

Rastos:
USB Link
->
Galeria 111 ≡ Exposição de Ana Vidigal - Matar o Tempo

Já fui feliz aqui [ DCXL ]

Singer - Serpa
Singer - Serpa - Alentejo - Portugal
LNT
[0.716/2009]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vai à adega e prova o vinho

Castanhas e Romã

Tenham um bom jantar de São Martinho acompanhado por água-pé e terminado com umas castanhas e jeropiga!
LNT
[0.715/2009]

Big brother

Caneca das Caldas
- Pois é, pá. Esses pulhas são todos uns filhos-da-mãezinha que os pariu e do Diabo que os carregue.

- O que isto está mesmo a precisar é que se limpe esta merda toda à morteirada. Não há por aí um caralhinho que quilhe meia dúzia destes caras-de-cu?
Extracto de um conversa telefónica tida, à poucochinho, com um amigalhaço que gosta de dizer coisas ao telefone. As mãezinhas têm pouco a ver com o caso de que falávamos. O Diabo não carrega quem quer que seja. Isto tudo não é uma merda. Nunca passou pela cabeça dos interlocutores usarem um morteiro e, finalmente, os caralhinhos não servem para quilhar qualquer meia-dúzia de caras-de-cu.

Mas se esta conversa estivesse gravada na Judite a ser ouvida por quem não nos conhece e se lhes passasse pela cabeça, ou de algum juiz, que deveríamos ser abatidos, podem imaginar as conclusões que daqui se tiravam.

Estou realmente a pensar deitar todos os meus telefones para o fundo do Tejo.
LNT
[0.714/2009]

If I were a rich man

Ritz ClubeJá não é a primeira vez que falo do Ritz Clube. Penso que as minhas melhores artes de barbearia foram aprendidas por lá, no meio das confusões da juventude, do fascismo, da revolução e dos desenfianços da Base Aérea da Granja do Marquês dentro de um qualquer porta-bagagens.

O Ritz Clube na época de setentas era um sítio mítico e místico onde se misturavam os impulsos dos vinte anos, a ideia de que se ia partir para a guerra, as frustrações do curso de pilotagem, o início da pilotagem da vida, as próprias vida e morte, a adrenalina, as mulheres mais feias de Lisboa, os mágicos mais decadentes, a arruaça mais viril, os chulecos e as cervejas que corriam a rodos pelo meio da matilha dos blusões de voo.

São recuerdos, são, e se fosse um excêntrico daqueles que a televisão anuncia, não deixava escapar a oportunidade de transformar esta escola de vida num local de perdição.

Sediava lá toda a barbearia e contratava novas colaboradoras de arromba, olaré!
LNT
[0.713/2009]

Rastos:
USB Link
->
o Público ≡ Ritz Clube está à venda por 1,5 milhões mas a freguesia promete lutar pela sala emblemática

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nem mas, nem meio-mas

Spencer Tunick
Dá-se uma volta pelas escritas que hoje referem os vinte anos do derrube do muro de Berlim e pressente-se, em muitas delas, um "mas..." como se o bem mais importante da vida, a liberdade, o pudesse ter.

Confundir a liberdade com o que fazer com ela ou com as consequências de não a saber tratar bem é esquecer todos aqueles que pela liberdade morrem diariamente, ou morreram, e todos os outros que, por a não terem, são perseguidos, presos, torturados ou mortos.

A liberdade não tem "mas..."

A liberdade é, por si própria, um bem inquestionável e a sua (re)conquista um motivo de regozijo sem espaço para reticências.
LNT
[0.711/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXXXVIII ]

Muro de Berlim
Muro de Berlim - 20 anos - Alemanha
LNT
[0.710/2009]

domingo, 8 de novembro de 2009

Uma questão de intolerância

Direito à diferençaA estória do casamento dentro do mesmo género, os apelos ao seu referendo, as paixões e polémicas que à volta do assunto se levantam, são o resultado da intolerância que continua a ser marca indelével de alguma mentalidade conservadora que se recusa a admitir o que lhe é diferente e lhe fura a formatação missionária milenar de tentar impor costumes padronizados na sua moral.

Esta questão devia estar resolvida há muito e, não o estando, deve ser resolvida com brevidade e sem demagogia política, até por já ter sido sufragada, uma vez que trata de direitos que a ninguém obrigam, mas que têm de ser reconhecidos por serem matéria relacionada com a felicidade, com o amor e com a vida privada de cada um, no âmbito dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Não é uma matéria de direita ou de esquerda.

É um assunto transversal da sociedade que requer um tratamento de direito para que haja justiça e se deixe de marginalizar o que cabe no preceito constitucional da não discriminação.
LNT
[0.709/2009]

Já fui feliz aqui [ DCXXXVII ]

Châteaux de la Sologne
Châteaux de la Sologne - France
LNT
[0.708/2009]

sábado, 7 de novembro de 2009

Colaborador da Semana [ LXXXVII ]

Colaboradora Foi uma semana difícil para as colaboradoras desta casa.

Umas, as das práticas mais sado, porque tiveram de desocultar as faces, o que lhes provocou alguns amargos de boca. Outras, porque andaram num corre-corre, entre uns palácios e os outros para apresentarem o programa de festas da próxima temporada.

Nenhuma se destacou nas suas funções e por isso o galardão da colaboradora da semana não será atribuído este Sábado.

Mesmo Josélia Pinta Sosa, que foi a que mais se distinguiu por ter conseguido dizer às amigas manicuras que: - 'uma vez massagistas, serão sempre massagistas' - não será premiada porque nesta loja não se perdoa a quem diz coisas destas esquecendo-se das suas raízes.
LNT
[0.707/2009]

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rodapés

Parque Eduardo VII - 25 de AbrilFui tomar o meu café de meia-manhã ao Baloicinho, olhei para a televisão onde o Primeiro-Ministro, de fato e gravata azuis, discursava mudo para as bancadas do hemiciclo sobre o Programa de Governo e li no rodapé que 25% dos portugueses sofre de ejaculação precoce.

Pasmo!

Será que o Programa do Governo tem alguma cláusula onde esta questão seja levantada?

Será que não e que este grave problema, certamente muito mais oportuno do que muitos outros que constam do Programa do Governo, era só uma informação desgarrada que a RTP entendeu introduzir esquecendo que não faltam televisões mudas nos milhares de Baloicinhos deste País?
LNT
[0.705/2009]

Rastos:
USB Link
->
Parlamento Global

Já fui feliz aqui [ DCXXXV ]

Muttley
Muttley - Hanna-Barbera Productions - CBS
LNT
[0.704/2009]

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Danças

Obama

LNT
[0.703/2009]

Registo

Câmara Municipal de LisboaGostei de ter visto o nosso alcaide e vereação na Praça do Município de Lisboa a serem empossados pelo prazo que a democracia lhes concedeu, numa cerimónia solene mas popular.

Olhando para o ecrã assim de repente e sem muita atenção de início, até pensei que a coisa se passava num qualquer país civilizado das democracias consolidadas europeias.

Se António Costa e Helena Roseta estiveram bem, também Santana Lopes dignificou o papel da oposição.

Lisboa merece esta gente.
LNT
[0.702/2009]