sexta-feira, 16 de maio de 2008

Botão Barbearia[0.440/2008]
Os Reviralhistas [ II ]Cartaz PPD

É recíproco caro Vasco Campilho.

Também por aqui gosto de o ler, principalmente quando não estou de acordo. Quer isto dizer que apesar de tolerarmos ideias diferentes, temos perspectivas fundamentais diversas, o que nos afasta do centrão.

Um rápido comentário ao seu comentário:

Tirando a carga depreciativa do termo, aceito o Reviralho, porque é histórico.

Quanto ao republicanismo, é não só aceitável como desejável, embora o PS não faça disso uma questão essencial. No PS gostamos da nossa Declaração de Princípios e gostamos de nos rever naquilo que defendemos, por exemplo:

"O socialismo democrático é a causa política em que se reconhece o PS, entendendo-o como herdeiro de tradições humanistas acumuladas na consciência universal ao longo dos séculos. Para o PS, o socialismo democrático, a social-democracia e o trabalhismo designam uma mesma grande área política, da esquerda democrática. É a partir desta perspectiva que o PS concebe o horizonte de uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária, mais pacífica, através do aperfeiçoamento constante e do desenvolvimento harmonioso da democracia. É também a partir desta perspectiva, e sem perder a sua identidade, que o PS se mantém atento às contribuições e aos desafios de outras famílias políticas de orientação reformista, dirigindo-se a todos os cidadãos e dialogando criticamente com as restantes forças democráticas."

Sem complexos nem meias-tintas, reconhecemos a defesa do Estado-social e não vejo em lado algum da nossa Declaração de Princípios que sejamos apoiantes do liberalismo capitalista. Sem me querer meter na sua discussão com o meu camarada Tiago (TBR), que melhor do que eu saberá defender-se, comentei o seu texto porque me pareceu que o Vasco pretende passar a ideia de que o PS ficou no século passado e foi imune ao reformismo de ideias e costumes, o que sabe não ser verdade e também devido aquela coisa do PRECismo que o Vasco inventou e que não tem pés nem cabeça.

Abrilistas, claro, isso mesmo está contido na transcrição anterior, mas dizer que o PS é PRECista, tenha lá paciência.

Força, companheiro Vasco, força com Passos Coelho para ver se o PPD/PSD sai do estado de bovinidade em que vive há décadas e passa a construir alternativa ao PS o que obrigará o Partido Socialista a provar que as suas bandeiras são as que merecem escolha e que é na sua Declaração de Princípios que reside a solução para o estado calamitoso em que se encontra o Mundo actual. Como sabe, desejo-lhe boa campanha interna.Cá estarei depois, quando for o tempo, para lhe fazer oposição.
LNT
Rastos:
USB Link-> O Futuro é Agora - Vasco Campilho
-> Kontratempos - Tiago Barbosa Ribeiro
-> Fundação Mário Soares - O Reviralho: revoltas republicanas contra a ditadura e o Estado Novo (1926-1940)
-> Partido Socialista - Declaração de Princípios

1 comentário:

Anónimo disse...

O barbeiro não ouviu a última conversa do Almeida Santos. Isso do "socialismo" já está morto e enterrado. Agora a música é outra...