terça-feira, 25 de outubro de 2022

História da farmácia e da terapêutica (actualizado)


É já amanhã que José Pedro Sousa Dias, Professor da Faculdade de Farmácia da UL, e autor do Blog Viridarium apresenta o seu último trabalho no auditório da Biblioteca Nacional, no Campo Grande.

O livro "Homens e medicamentos, História da Farmácia e da Terapêutica" visa, segundo o autor, fornecer uma visão diacrónica e de conjunto da evolução do medicamento, da profissão e das ciências farmacêuticas ao longo da história.

Quem conhece o José Pedro adivinha que será um pouco mais do que isso.

O convite diz tudo:

"Estão todos convidados para o lançamento do livro, no dia 26 de outubro, às 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional. A apresentação será feita pela colega e amiga Fátima Nunes, U. Évora e IHC.
Prometo projetar algumas fotografias nossas quando jovens."

Não faltarei.

(Actualização: A intervenção do autor pode ser lida aqui)
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.066/2022]

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Adriano Moreira


Sobre a personalidade Adriano Moreira não me interessa repetir o que quer que seja, uma vez que tudo o que podia escrever já está escrito.

Resta-me lamentar a sua morte e recordar que ele foi, pelo menos no caso de Manuel Alfredo Tito de Morais, um ser humano capaz de o resgatar aos algozes da PIDE em Angola e conduzi-lo ao Continente, ainda que depois Tito de Morais tivesse de se exilar no Brasil.

Não foi coisa pouca para um então Ministro do Ultramar de Salazar.

Mais tarde e já em democracia, na minha curta passagem pela Assembleia da República quando Tito de Morais foi Presidente, tive o grato prazer de me cruzar inúmeras vezes com o Professor e com ele aprender muito do que a sua vasta cultura tinha para ensinar.

À sua memória devo respeito e à Isabel Moreira e restantes familiares a minha solidariedade.

(em cima um extracto do documentário "Antes quebrar que torcer" feito para a RTP aquando das CCTM em 2010.)
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.065/2022]

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Êxodos e regressos

O Facebook anda à caça de palavras, descontextualiza-as, não entende os conteúdos e, invocando regras que ele impõe a quem lhe dá de comer, censura e corta inadmissivelmente textos inócuos considerando-os como incentivos ao ódio e à discriminação.

A culpa é nossa porque continuamos a usar aquela plataforma que nos impõe uma moral que não tem e que insiste na estupidificação e formatação de quem a utiliza e valoriza com os conteúdos por nós produzidos.

O problema do Facebook não é ser, em si, um hater, mas sim uma plataforma que se está a transformar - e ainda por cima de forma estúpida, uma vez que não consegue ler a contextualização (seja por forma mecânica/automática, seja por ignorância dos persecutores caça-palavras) num formatador da nossa liberdade. 

Usei a palavra "mariquinhas" num comentário a um comentário amigo e familiar, sem qualquer sentido fóbico ou discriminatório e cortaram-me o texto.

A PIDE não se atreveria a tanto.

O Facebook não se esforça para nos merecer e nós, que insistimos em utilizá-lo, devíamos ter mais respeito pela nossa liberdade de expressão.

Dito isto, o regresso aos Blogs, já anteriormente feito pela Ana Cristina Leonardo, foi há pouco também concretizado pelo João Gonçalves que, a partir de hoje, voltou a constar na coluna da direita desta Barbearia.

LNT

#BarbeariaSrLuis
[0.064/2022]

domingo, 21 de agosto de 2022

Nascida sem autorização


Nem sempre controlamos tudo.

Por exemplo, no meu minijardim de terraço apareceu uma planta que me tem surpreendido e que não faço a mínima ideia de onde veio.

Cheirei o Dr. Google para descobrir o que é e, o mais parecido que encontrei, é um tal Cotoneaster Pannosus de que nunca tinha ouvido falar e que, a ser verdade que o é, pode ser transformado pelo processo de bonsai.

Se alguém souber mais sobre esta espécie, faça o favor de comentar.

Entretanto já enviei a foto para o Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (JBUTAD) ficando a aguardar o que terão para dizer.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.063/2022]

terça-feira, 5 de julho de 2022

O granel



Dois anos de pandemia (que continua, embora já não se fale dela) e cinco meses de guerra na Ucrânia provocada pela ilegal invasão da Rússia de Putin puseram o Mundo – a que os espertalhões chamam democracias liberais – a ferro e fogo.

Isto anda tudo ligado, como dizia o outro, sendo que “isto” é a situação nos hospitais, nos aeroportos e livre circulação, na inflação, na energia, na fome do denominado terceiro mundo, no retrocesso ambiental, nas liberdades e confinamentos, já para não falar no disparo da mortandade no Mundo e na Ucrânia em particular, na destruição do modo e qualidade de vida e nos migrantes e refugiados que tudo perdem.

Os noticiários fazem crer que a coisa é só por cá, mas não é.

É um agigantar de problemas universais para os quais não existem lideranças mundiais suficientemente capazes e competentes para combater e resolver.

Este granel é como certas procissões onde os santinhos mundiais de cerâmica foleira se passeiam em andores levados às costas por pé-descalços e os povinhos se embalam no som das fanfarras enquanto se agarram à fé com esperança em milagres.

O pior de tudo é que a procissão ainda vai no adro.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.062/2022]

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Eu é que sou o Presidente da Junta

à janela
Vamoxláver

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.060/2022]

Casa de Abrantes


Ainda não tinha agradecido ao
João Távora o facto de ter partilhado em livro o seu trabalho sobre a “Casa de Abrantes, crónicas de resistência”.

O cuidado na escrita (com que já nos habituou há muito), o trabalho de pesquisa, a exatidão do relato e a qualidade do suporte, justificam o esgotamento quase imediato desta primeira edição.

Como curioso atento da nossa História e autodidata nestas matérias não podia estar mais agradecido pelo livro e pela dedicatória que o João entendeu fazer-me.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.059/2022]

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Rebanhos

O original deste vídeo (aqui editado por mim) foi gamado do Instagram do José Milhazes - @jose_milhazes (Milhazes José) (https://www.instagram.com/jose_milhazes/) onde informa que foi feito no Daguestão, Cáucaso do norte russo. (sem referir a autoria)

Diz ele que as: “ovelhas desfilam com a letra Z, um dos símbolos da invasão russa da Ucrânia, escrita nas costas."

E questiona: “será uma manifestação de apoio ou de protesto contra a guerra?

Cá para mim não é uma coisa nem outra, mas sim mais um bando de lobos para canhão, do cú de Judas da Rússia, a caminho do Donbass.

A estória da pele já é, há muito, referida no Novo Testamento, em Mateus 7:15-20

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.058/2022]

sábado, 18 de junho de 2022

sexta-feira, 3 de junho de 2022

The Hair Parlour (ASMR)


As coisas que se podem aprender neste estabelecimento.

Sabe o que é ASMR?

É a sigla de "Autonomous Sensory Meridian Response". Se anda distraído e não conhece pesquise no Dr. Google. Vai surpreender-se.

O vídeo reproduzido acima é um clássico. Não só de ASMR, mas também de excelente qualidade de imagem, realização e som (preferencialmente ouvir com headphones de alta qualidade). 

Já agora, uma dica:

A ASMR produz frequências cardíacas reduzidas de forma significativa que provocam relaxamento e propensão a pensamentos positivos. 

São similares às sensações provocadas por outras técnicas cientificamente comprovadas de redução de stress, como ouvir música ou até o mindfulness, estado mental de atenção plena no presente.

Divirta-se e relaxe.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.055/2022]

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Nivelar por baixo


Quando alguém com mais de 40 anos de descontos se consegue reformar com um valor "razoável" tem de esperar que o salário mínimo seja aumentado de tal forma que passe a ser igual ou superior à reforma "razoável" com que se reformou.

Até lá o elevador só tem o botão de subir para baixo até ao piso zero.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.054/2022]

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Estórias à desgarrada


Acabo de receber, infelizmente na companhia do aviso de pagamento do IMI, as “Estórias infantis para adultos” da autoria de Jorge Araujo e ilustrações de Maria Do Carmo Pais, editadas pela Espaço Ulmeiro.

O “infelizmente” do parágrafo anterior não desvaloriza nem as estórias que o biólogo, catedrático de Évora, foi publicando no Facebook em tempos de pandemia e que agora compilou no livro, nem as magníficas ilustrações de Maria Do Carmo Pais de que sou fã incondicional há uns anos.

Chegou sem dedicatória (choro) e foi lido num repente.

Infelizmente não poderei ir amanhã, às 18:00 horas, ao Palácio Baldaya que, embora seja a cinco minutos da minha casa habitual, no dia 14 estará a algumas horas, mas aconselho a todos os alfacinhas que não deixem de assistir ao lançamento, juntando ao que podem trazer do evento, o tempo de qualidade que passarão nos jardins daquele Centro Cultural.

À Carmo e António deixo agradecimentos com amizade e à Carmo e Jorge votos de grande sucesso.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.053/2022]

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Falam, falam, falam


Parece que voltei ao primeiro dia após as últimas eleições em Portugal.

Os paineleiros que enxameiam os órgãos de comunicação social estão para a adivinhação do pensamento e actos de Putin como os produtores de sondagens estão para os resultados eleitorais.

É vê-los torcerem as ideias expressas sem terem a humildade de desmentirem os registos que produziram nas últimas semanas.

O imperialista exterminador, a quem já nem os amigos do costume ladearam, limitou-se à narrativa de mais do mesmo e, não fosse o encenado “hurra” que obteve coro das 11.000 majorettes que coreografaram passos de ganso frente à necrópole da muralha do Kremlin, a monotonia do bater dos tacões das botas só serviu para consumo, interno e externo, dos já convencidos.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.052/2022]

Teorias da conspiração


Nem todas as aves são drones.

Os pinguins são robots.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.051/2022]

domingo, 8 de maio de 2022

Negócios à parte

Muito mais interessante do que prosseguir neste concurso de “o meu embargo é melhor que o teu” seria desembargar os “ocidentais” (ou “democracias liberais” no novo léxico mediático) que andaram estes anos a vender, pela porta do cavalo, armas e componentes com fins bélicos à Federação Putina, desde que modificassem os tubos para impulsionarem a saída dos obuses e balas em sentido contrário.

Bem sei que o negócio do armamento iria sofrer um imenso revés, uma vez que perdiam um dos clientes, mas seria uma janela de oportunidade para reconverter as fábricas de armamento em indústria alimentar. 

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.050/2022]

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Da leveza


E porque o belo é universal, a Barbearia tem a honra de reproduzir o Grand Pas de Deux (Adagio) Nutcracker de Tchaikovsky dançado pelo fantástico par Iuliia Moskalenko / Mykyta Sukhorukov da Ópera Nacional da Ucrânia.

Relaxem e emocionem-se.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.049/2022]

Diferença indiferente

É-me completamente indiferente se um dirigente associativo ucraniano resolve fazer uma declaração em Portugal. Somos um País aberto e democraticamente maduro onde qualquer pessoa se pode expressar livremente.

Já não me é completamente indiferente que a comunicação social portuguesa use essa declaração individual até à exaustão como se ela valesse alguma coisa e ainda mais não me é indiferente que a falta de preparação democrática e diplomática de quem faz esse tipo de declarações sirva para fomentar o ódio à liberdade de pensamento e expressão.

A defesa intransigente que sempre faço de quem está a ser agredido e resiste estoicamente ao agressor não tolda nem o meu pensar, nem dá o direito a quem defendo de atacar o que eu defendo.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.048/2022]

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Clarinho como água


E para os habituais detractores da verdade e para os que sempre têm um argumento capaz de denegrir quem tem a coragem de ser claro,

Guterres disse na Federação Russa o que não podia deixar de ser dito.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.047/2022]

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Cada vida humana tem o valor da humanidade


Guterres acaba de declarar em Kiev que a sua missão de paz tem como prioridade permitir a retirada dos civis de Azovstal.

Para quem acha (e não são poucos os que por aqui leio) que esta acção do Secretário-geral da ONU é – e tem sido – uma insignificância, não entende o significado da vida.

Esperemos que Putin e Zelensky o entendam.

A ONU tem muitas valências e as militares não são certamente as mais importantes.

Perante a brutalidade e a infâmia que as forças de Putin representam, se Guterres conseguir este resultado considero já ter valido a pena tê-lo feito SG das Nações Unidas.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.046/2022]

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Pombas armadas

E continuamos nisto.

Fala-se na guerra actual e logo aparece alguém a falar de outras guerras. Fala-se em crimes de guerra e logo aparece alguém a falar num tal Afonso que bateu na Mãe para ser Conde-rei.

Há que relativizar no anterior anormal para que o actual pareça normal.

E como se não bastasse apelidam-se de gente de paz, desenham Migs carregados de bombas com o formato de pombas com raminhos de oliveira no bico e querem fazer-nos crer que ficariam impávidos se o vizinho de cima lhes arrombasse a porta da casa, lhe ocupasse um quarto e lhe matasse os filhos, os pais e os avós.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.045/2022]

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Leques


Depois de desertificarem a pluralidade democrática só resta aos franceses votarem no mal menor.

Para os nossos deputados fica uma lição, se a quiserem aprender. Não é boa ideia ter radicais como líderes da oposição porque, sendo a democracia um sistema onde se ganha e se perde, quando os democratas perdem os radicais podem dar cabo desse sistema.

Percebem agora porque os democratas portugueses não gostaram, por exemplo, que não tivesse sido eleito um vice-presidente da IL na Assembleia da República, principalmente numa altura em que o PSD anda aos trambolhões? 
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.044/2022]

sábado, 9 de abril de 2022

Hey Hey Rise Up


Oh, in the meadow a red viburnum has bent down low 
For some reason, our glorious Ukraine is in sorrow 
And we’ll take that red viburnum and we will raise it up

And we shall cheer for our glorious Ukraine, hey, hey 

 (Hey, hey) 

Oh, in the meadow a red viburnum has bent down low 
For some reason, our glorious Ukraine is in sorrow 
And we'll take that red viburnum and we will raise it up 

And we shall cheer for our glorious Ukraine, hey, hey 
And we shall cheer for our glorious Ukraine, hey, hey
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.043/2022]

quinta-feira, 31 de março de 2022

Lamento


Anoto que há mais deputados do PSD que não são capazes de votar na Vice-presidente indicada pelo PS do que deputados do PS capazes de votar no Vice-presidente indicado pelo PSD.

Bem sei que não sou deputado e que não me compete votar na eleição da Mesa da Assembleia da República, mas como cidadão não posso deixar de lamentar que a bancada que me representa não tenha eleito o Vice-presidente indicado pela IL.

A Assembleia da República ficou mais pobre.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.042/2022]

quarta-feira, 30 de março de 2022

Chata de galochas

A expressão “chatos de galochas” parece referir-se a alguém que é mais chato que qualquer chato normal que, como sabe quem sabe o que é um chato, é uma chatice infinita.

Julgo que a expressão está ligada às pessoas que entram pela casa dos outros calçadas de galochas e dessa forma chateiam (mais que os chatos normais) quem depois tem de limpar a água e a lama que esses chatos largam quando arrastam os pés.

Já “picareta falante” é uma expressão inventada por Vasco Pulido Valente para xingar o então PM António Guterres.

Segundo me lembro, estava ligada ao facto de Guterres ser capaz de arengar sobre tudo e mais alguma coisa, o que só parcialmente era verdade tendo em conta que ele até mandava os jornalistas fazer contas quando as casas decimais ultrapassavam o milhão.

Vem isto a propósito de um comentário que fiz nesta publicação de Maria de Fátima Filipe e de um reparo que o meu quase gémeo António Pais me fez.

A causa: - A deputada única “fala-barato” Inês Sousa Real que fala pelos cotovelos, é uma chata de galochas e uma picareta falante.

Já agora, “fala-barato” é uma expressão de quem muito fala, mas pouco do que fala interessa por ser uma fala de chavões e de "sound-bite", sendo que sound-bite é uma bip informático destinado a chamar a atenção. 

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.041/2022]

O único recado de Marcelo


O Presidente da República só teve um aviso relevante uma vez que todo o resto foi conversa em família e, como quase todas as conversas em família, limitou-se à moral e aos bons costumes.

Marcelo avisou a Nação que não perdoará a Costa um abandono do Governo antes do fim do mandato.

António Costa, à conversa em família, tudo respondeu com a amizade e o respeito que as famílias merecem. Em relação ao aviso fingiu não o ter ouvido.

Não respondeu, nem fez aparte. Passou adiante como quem passa por vinha vindimada.

Com o seu silêncio avisou Marcelo que quem vier a seguir que se governe porque ele governará enquanto tiver de governar.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.040/2022]

sábado, 26 de março de 2022

Z de zimbório e de ziper

Putin e Cirilo, após abandonarem o plano inicial imperialista de substituir o governo democrático ucraniano por um governo fantoche, tal como o existente na Bielorrússia, já anunciam voltar ao seu plano inicial.

O Czar do Império da Rússia e o Patriarca de Moscovo confrontados com a heroica resistência ucraniana liderada por Volodymyr Zelensky, o novo Simón Bolívar comunicacional do século XXI, e com o impensável sentimento de unidade patriótica ucraniana e do fortalecimento do “Ocidente” comandado pelos Estados Unidos e escudado na bandeira da NATO, dizem agora regressar aos objectivos iniciais:

1. Criar uma zona de ninguém entre a Ucrânia democrática e a ditadura russa;

2. Reduzir a área geográfica da Ucrânia redesenhando as fronteiras que separam a Europa democrática do Império Russo; e

3. Retirar à Ucrânia os acessos ao Mar de Azov para o transformar no porto terminal de escoamento do gás e petróleo russos.

O Czar Putin, batizado com o cognome de “o Carniceiro”, e Cirilo que muito gostaria de voltar a ser o Patriarca de Moscovo e de toda a “Grande, Pequena e Rússia Branca”, estarão na iminência de concentrar as suas atenções para o redesenho fronteiriço abdicando o Czar, do pleno território ucraniano e do acesso total ao Mar Negro e o Patriarca, da Pequena Rússia, para levar à mesa do armistício, após a conquista do território que marcaram, a proposta do mapa abaixo, que abarcará a central nuclear de Zaporizhzhia, garante da energia dos territórios anexados, incluindo a Crimeia.  

O Bolívar Zelensky, que afirma não negociar qualquer parcela do seu território, será confrontado, por um lado, com a devastação genocida perpetrada por Putin nos territórios ocupados e, por outro, com os aliados da União Europeia a quem a actual superfície territorial e o esforço de reconstrução assustam.

Fecha-se o zip, fecha-se o zimbório, mantém-se a face do Czar (do actual ou do próximo), alargam-se as portas do “Ocidente livre” e Odessa continuará a ser Património Cultural da Unesco.

Os refugiados regressam, a Europa respira e fica na dependência energética de outras potências, a Ibéria rasga os Pirenéus, a China mantem os mercados, a ONU continua como sempre, o Mundo volta à sua vidinha e a humanidade há-de construir o memorial que sempre constrói após os crimes que contra ela são cometidos.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.039/2022]

segunda-feira, 21 de março de 2022

E para aqueles que são muito marítimos também com os peixes do mar

Depois de ter diálogos com elefantes e momentos românticos com a passarada, Marcelo prepara-se para empossar o primeiro Governo de toupeiras mineiras da era democrática.

Vai ser o tempo da viragem em profundidade centrada na prospecção de lítio, túneis na Estrela e escavações nos Pirenéus.

Desde o tempo do outro Presidente Professor (por extenso) embebecido com o sorriso das vacas dos Açores, que as fábulas de La Fontaine não tinham tanto significado na História da nacionalidade e da bravura pacifista deste torrão de terra de gente hospitaleira, feiras de enchidos, arraiais de bagaço e um corpo de generais na reforma (superior aos soldados no efectivo) que agora comentam nos directos televisivos, via Zoom, a anexação da Crimeia sem nunca terem tido engenho para desanexar Olivença do Reino de Espanha.

Com a guerra na Europa a acabar, como se vê pelos canais de notícias que já voltaram aos assuntos do futebol, e tendo ideia que temos mais mercenários nacionais do que efectivos oficiais no teatro da guerra, vamos ser confrontados com uma Assembleia da República depois de ter adquirido o novo figurino onde a direita foi substituída pela extrema-direita e a extrema-esquerda pela esquerda central.

Aguarda-se, com expectativa, um discurso presidencial clarificador, após a troca de impressões com as abstencionistas girafas moçambicanas, que fará do sermão de Santo António aos Peixes uma metáfora irrelevante.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.038/2022]

sábado, 12 de março de 2022

Cercos


Nas televisões “noticiosas” – principalmente nestas – os viciados das ficções CSI descobriram os tablets tácteis gigantes onde se extasiam com a possibilidade de fazer risquinhos com os dedos e terem um menu que lhes permite colocar bonequinhos com capacetes onde brincam às guerras e às táticas aprendidas nos manuais do 007 e do Rambo.

Falam, em pleno século XXI, no cerco à fortaleza como aprenderam na escola quando estudaram (?) o cerco a Alusbuna e continuam com a noção de que, entre os enviados de Putin, haverá um Martim Moniz que lhes possibilite uma narrativa lendária.

Insistem nestes grafismos sem se aperceberem que se, em Kyiv, o KGB Putin ainda não foi o habitual Bulldozer é porque esta capital tem para ele um significado especial e está a tentar tudo para a conquistar sem ter de a arrasar.

O cerco de Kyiv será feito com cortes de abastecimento, água, energia e bloqueio das comunicações, inviabilizando todos os acessos aéreos e terrestres que sejam vias de abastecimento de bens, electricidade, armamento e munições.

A invasão de uma fortaleza destas é impossível caso não se use a tática de Bulldozer.

Cada janela será uma guarita e, não querendo acabar com todas elas, só resta conseguir a rendição dos valorosos resistentes pela fome, pela sede, pelo frio, pela intervenção de forças rápidas e dirigidas e, se necessário, pelo veneno em que o actual Kremlin é especialista.

O alarve Putin quer Kyiv para voltar a ter Kiev, senão já a tinha bombardeado.

Deixem-se de risquinhos e joguinhos e esforcem-se para entender os sinais que dão as pistas para entender o que vai na cabeça do estupor que se julga ungido como Czar para ser um novo Ivã.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.037/2022]

Falta-lhes o cheiro do cabedal

É aflitivo ver e ouvir tantos comentadores "académicos" que nunca vestiram uma botas cardadas, nem fazem a mínima ideia de como se destrava uma arma, pronunciarem-se sobre a estratégia das tropas de Putin.

Falam como se estivessem a jogar numa play station, esquecem-se que o terreno nunca é plano e, principalmente, esquecem-se que as botas da tropa fazem bolhas nos pés.

Para eles não há dor. É tudo digital.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.036/2022]

sexta-feira, 11 de março de 2022

Qu´ils mangent de la brioche

Bem tento, mas não consigo escrever o que me vai na alma.

Introspectivo, amargurado, mal-informado e na tentativa de sanidade ao confrontar a alma com a prepotência dos tarados que se sentam nas cabeceiras opostas de uma mesa de trinta metros e os impreparados da diplomacia que não conseguiram prever o martírio quando sonharam erguer uma escultura heroica no rossio da sua cidade capital.

Enquanto isto, o choro de uns não abafa os brindes de cristal à paz, saúde e prosperidade realizados nos doirados de la chambre de l'autre-chienne nas negociatas do nuclear francófono, do crude persa ou Maduro e das tubagens nos Pirenéus.

A realpolitik e a desumanidade fazem caminho, descaminhando, prendendo-nos na insónia para evitar pesadelos. 

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.035/2022]

sábado, 5 de março de 2022

Zebras

Sempre que quiser passar de um lado da rua para o outro deve procurar uma zebra. 

É mais seguro, é legítimo, é legal, é previdencial e passar de um para o outro lado é um direito que não lhe pode ser recusado. 

Sempre que usar uma zebra para passar de um lado para o outro nunca deixe de olhar para a direita e para a esquerda, principalmente se levar uma criança pela mão. 

A criança está ao seu cuidado e compete-lhe cuidar dela.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.034/2022]

quinta-feira, 3 de março de 2022

Caluda

Neste meu blog não há “mas”, mas por isso mesmo exijo que não me inviabilizem o acesso à informação e à propaganda dos dois lados beligerantes.

Repito, aqui não há “mas”, mas não me infantilizem. 

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.033/2022]

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Fotogramas


Se soubessem o que me irrita olhar para os nossos ecrãs dos canais de notícias a tentar perceber o que se está a passar e ver os quadrinhos com fotogramas em “loop” e numa cadência de segundos que fazem crer, por serem viciosos, que o disparo de um míssil são dezenas de disparos de mísseis, ao mesmo tempo que são passados rodapés com “break news” que nada têm a ver com as imagens velhas de dois ou três dias estampadas nos ditos quadradinhos.

Enquanto isto, o pivot entretém-se a cortar com “fait divers” o raciocínio dos convidados que leva a estúdio, truncando tudo em vez de rodar o carreto, atalhando os desvios e mantendo o fio esticado até conseguir sacar para bordo o peixe que vem no anzol.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.032/2022]

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Não gosto de agressores nem de ditadores


Em plena guerra de desinformação não me atrevo a qualquer comentário, até porque de analistas já todos estamos pelos cabelos.

Há três únicas coisas que não quero deixar de dizer, pelo menos para já:

Sei o que é um agressor, sei reconhecê-lo e sei que não gosto de agressores.

Sei o que é um agredido, sei reconhecê-lo e sei que gosto de me solidarizar com os agredidos.

Para além disso, sei reconhecer um ditador, não gosto de ditadores e lamento os povos por eles subjugados.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.031/2022]