sábado, 26 de janeiro de 2008

Botão Barbearia[0.090/2008]
Pesadelos socratianos à moda do Conquilhas

ConquilhasTomás Vasques ou anda propositadamente distraído ou distraidamente despropositado.

Este nosso vizinho ainda não entendeu que Manuel Alegre só avançou para as presidenciais porque a solução do Senhor Engenheiro foi uma aberração, como aliás ficou totalmente provado nos resultados da brincadeira. Salvou-se o facto de Cavaco Silva ter sido eleito à primeira volta para concretização da cooperação estratégica ambicionada.

O nosso vizinho do Conquilhas atira o barro à parede com as estorietas do sonho bolivariano/chavezista português imaginando-se o pesadelo que começa a afligir a tendência social-democrata e liberal que actualmente dirige o Partido Socialista. Levanta de novo o espantalho da maioria de esquerda, desta vez entre aquilo que ele acha ser os que estão com Alegre e o Bloco de Esquerda (mais os comunistas, porque as obsessões são para cumprir).

Tomás explica mal, melhor, não refere, que se existe alguma aliança deste tipo ela está sediada na Câmara Municipal de Lisboa, com a bênção da mesma tendência que governa actualmente o PS.

A Tomás Vasques não ficaria mal não ignorar que Manuel Alegre, ao contrário de Helena Roseta, não abandonou o PS e tem inúmeras declarações públicas de que o não pretende abandonar nem, menos ainda, formar qualquer outro Partido Político. Isso queria a tendência social-democrata e liberal do PS, mas engana-se.

ConquilhasOs Socialistas do Partido Socialista estão bem onde estão e não largarão da mão a sua condição de tendência socialista do Partido Socialista.

Bem podem levantar os panos, agitar fantasmas e estrebuchar as mais emaranhadas conjunturas. Podem contar com a voz sempre viva dos Socialistas do PS dentro do Partido Socialista, que até pode estar mais ou menos silenciada pela actual conjuntura, mas que não deserta.

Talvez Vasques, se quiser estar atento para não demagogicar a realidade, oiça algo mais em breve (talvez depois do próximo dia 9) e açaime o temor que o leva a caracterizar os seus camaradas de populistas e demagogos.

É que essa conversa já está gasta, caro camarada Tomás, tenha lá paciência e calma.
LNT
Rastos:

USB Link-> WebSite de Manuel Alegre
-> Diário de Notícias
-> Entrevista de Manuel Alegre à Antena 1
-> Hoje há Conquilhas, Amanhã não sabemos
-> Hoje há Conquilhas, Amanhã não sabemos - Sonhos bolivarianos à moda de Caracas

4 comentários:

Pedro Martins disse...

"Os Socialistas do Partido Socialista estão bem onde estão e não largarão da mão a sua condição de tendência socialista do Partido Socialista."

Isso queriam os liberais? Para quê? Muito pelo contrário: a tendencia de esquerda do PS sempre serve para ganhar uns votos á esquerda, votos esses essenciais para a maioria absoluta que permite a tal politica "á direita", para não dizer "de direita". Ainda por cima quando a dita ala esquerda mais não faz do que protestar timidamente com umas declarações de voto pouco menos que irrelevantes.
Concluindo: se quiserem ser consequentes (Alegre e a ala esquerda)tem que se desacomodar, largar as migalhas e criar uma alternativa.

Cumprimentos

Luís Novaes Tito disse...

Não sei o que é isso da Ala Esquerda.
Sei o que são os Socialistas do Partido Socialista, os que a Declaração de Princípios contempla. Não temos medo das palavras, mas respeitamos as votações. Dentro e fora do PS. Não estamos mortos, só na reserva.

Não se engane, Pedro. Os Socialistas pretendem que o Partido Socialista esteja no poder. Ao contrário do que alguns poderiam sonhar, os Socialistas do PS concordam com muito do que os sociais-democratas e os liberais do PS têm feito. O que pretendem é que o PS não deixe de ser o Partido Socialista, que cumpra a sua Declaração de Princípios e respeite o Estado Social.

Seria um gosto se os Socialistas do PS saíssem do Partido Socialista entregando o Partido à actual tendência que o dirige. Não conseguirão.

Pedro Martins disse...

Caro lnt

"Seria um gosto se os Socialistas do PS saíssem do Partido Socialista entregando o Partido à actual tendência que o dirige. Não conseguirão."

Fala como se o partido não lhes estivesse mais do que entregue. E como se fosse uma questão de quem lá chegou primeiro. Ou acha que há alguma coisa que possa ser mudada por exemplo ate 2009? Tem algum exemplo de recuos por parte do governo por pressões alegristas?

É que depois da proxima legislatura a tendencia e para piorar. Ou como disse Medeiros Ferreira, o PS vai pagar por tudo o que está a fazer, e por muito tempo, quando passar á oposição. E nem falo tanto da falta de socialismo, que para mim não é o mais importante. Há condicionalismos externos a politicas de esquerda que reconheço muito bem. É mesmo á falta de ética, vergonha e a mais básica noção de serviço publico. Vai ser assim mais ou menos como Sintra depois da eurodeputada Edite Estrela. Talvez lá para 2020, com sorte, o PS lá chegue de novo.

Resumindo, eu preferia sair antes da casa ir abaixo.

Cumprimentos

Luís Novaes Tito disse...

Sabe, Pedro.
Futurologia não é o meu forte.
Como parece claro não lhe poderei dizer, porque não sei, o que é que a existência da ala socialista tem evitado nesta actual conjuntura.
Essas coisas não se conseguem medir da forma que você aqui quer fazer.
Vejo que tem sempre que rotular as coisas de forma estranha. Aos Socialistas do Partido Socialista primeiro cham Ala Esquerda e agora chama-lhes Alegristas. Os socialistas do PS não são carneirada, meu caro, não andam atrás de ninguém, tente entender.
Aliás não lhe será difícil perceber que eles já existiam ainda antes de Manuel Alegre ter aderido ao PS. Um pouco de rigor nestas coisas ajuda sempre.

So perde quem desiste e não é uma questão de quem chegou primeiro, porque não se chega primeiro a lado nenhum que não exista, percebe? Um Partido político não é uma casa mas sim uma organização. Não é um ponto de chegada, mas um de partida.