sexta-feira, 4 de julho de 2008

Botão Barbearia[0.554/2008]
Ingrid e os Blogs portugueses Ingrid Betancourt

Para a História fica o movimento que os Blogs portugueses promoveram ao longo dos anos em defesa da libertação de Ingrid Betancourt e dos outros reféns das FARC.EP

Este movimento nunca parou de se exprimir na Net em português desde que em 2006 se levantou a questão a partir da constatação de que a Festa do Avante acolhia no seu Espaço Internacional uma delegação das FARC.EP ao arrepio das declarações internacionais que incluíam as FARC na lista dos grupos terroristas internacionais.

Ingrid BetancourtO movimento consubstanciou-se nas adesões de inúmeros Blogs portugueses (conforme se pode aqui constatar) e a sua comissão promotora composta por Carlos Manuel Castro, Gabriel Silva, Jorge Ferreira, Luís Novaes Tito, Paulo Pedroso e Tiago Barbosa Ribeiro deu-lhe forma através do documento de que se transcreve o preâmbulo:
Liberdade para os sequestrados das FARC.
Dando seguimento à onda de indignação, com a presença das FARC na Festa do Avante, e solidariedade para com os mais de 3.000 sequestrados por este grupo terrorista, que se estabeleceu na blogosfera portuguesa, constituiu-se um grupo, tendo em conta as propostas que os diversos elementos formularam, que elaborou diversos documentos para enviar a diversas entidades. Publicam-se os documentos, para que se proceda a uma recolha de assinaturas, e que serão posteriormente enviados aos respectivos destinatários.

Hoje, todos os que nos envolvemos nesta acção (que foram muitos mais do que aqueles que ficaram a constar da lista), sentimos também como nossa a vitória que representa a libertação de Ingrid e penso, perdoem-me a imodéstia, que nos devemos sentir orgulhosos por ter despoletado em Portugal as atenções que depois a comunicação social amplificou, juntando o nosso País a um movimento mundial que nunca deixou morrer o assunto.

Ingrid está viva e livre.
LNT
Rastos:
USB Link-> Carlos Manuel Castro - Palavra Aberta e Câmara dos Comuns (ref)
-> Gabriel Silva - Blasfémias
-> Jorge Ferreira - Tomar Partido (ref)
-> Luís Novaes Tito - a Barbearia do senhor Luís
-> Paulo Pedroso - Banco Corrido
-> Tiago Barbosa Ribeiro - Kontratempos (ref)
-> Tugir em português - off

24 comentários:

Planetas - Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Planetas - Bruno disse...

é nestes momentos que se descobrem o falsos moralistas...

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás... e aparece sem uma ruga, sem um cabelo branco, sem uma grama a mais ou a menos, a agradecer a Deus, à virgem e aos militares colombianos, ao Uribe ... há que reconhecer que é uma "causa" ocidental com direito a avião presidencial Sarkozyano, recepções no Eliseu e Câmara de Paris e sabe-se lá mais aonde. Talvez também no Vaticano? Casa Branca?

Luís Novaes Tito disse...

Nota-se pelo comentário anterior (que já vi exactamente igual noutros Blogs) que a equipa militante foi de novo destacada para bombardear as caixas de comentários, aliás nada de novo, basta seguir os links para perceber que a prática já tinha sido seguida em 2006.

Estranha-se é que ainda não tenham entendido que é normal que o mundo goste de saber que a selvajaria das FARC foi, neste caso, derrotada pelo mundo livre, ou então não seestranha assim tanto se nos lembrarmos que os métodos soviéticos não eram muito diferentes.

Adelante.

Para mais existe, no mínimo, a cegueira. Quem olha para as fotos de Ingrid agora e antes do rapto e entende que não tem sinais de magreza, debilidade física, com ou sem hepatite e que entende que ela esteve num resort na selva colombiana, nem sequer merece o tempo que estou a perder com esta prosa.

Há gente que não tem vergonha nenhuma na cara e, como não podia deixar de ser, utiliza o anonimato para poder dizer as maiores javardices, destinadas à habitual lavagem ao cérebro.

Os métodos desta propaganda já são velhos e dizem tudo de quem os aplica.

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás... e aparece sem uma ruga, sem um cabelo branco, sem uma grama a mais ou a menos, a agradecer a Deus, à virgem e aos militares colombianos, ao Uribe ... há que reconhecer que é uma "causa" ocidental com direito a avião presidencial Sarkozyano, recepções no Eliseu e Câmara de Paris e sabe-se lá mais aonde. Talvez também no Vaticano? Casa Branca?

Anónimo disse...

Um homem morreu nos Estados Unidos depois de ter relações sexuais com um cavalo em um sítio que funcionava como um "prostíbulo de animais", em Enumclaw, 60 km a sudeste de Seattle (Estado de Washington), de acordo com informações divulgadas pela polícia nesta segunda-feira.

Anónimo disse...

Papa Bento XVI receberá Ingrid Betancourt na próxima semana
O Papa Bento XVI receberá a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt na próxima semana, informou na quinta-feira a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
«O santo papa Bento XVI vai receber-nos na semana que vem. Bendito seja Deus, é um encontro que não se pode perder», disse a franco-colombiana de 46 anos, que passou seis anos em poder da guerrilha.
Betancourt é católica e chamou de «milagre» a operação militar que a libertou juntamente com três reféns norte-americanos e 11 militares colombianos.
A mãe de Betancourt, Yolanda Pulecio, foi recebida pelo papa durante a cruzada internacional que ela lançou em busca de apoio para conseguir a libertação da filha.
04-07-2008 12:48:35
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=339235

Anónimo disse...

Empresas apoiam militares colombianos
Conselheiros israelitas implicados na libertação de Betancourt
04.07.2008 - 10h11 AFP
Os preparativos da libertação de Ingrid Betancourt e 14 outros reféns das FARC tiveram a participação de dois conselheiros israelitas, segundo noticiou hoje a rádio militar deste país.

Não foi fornecido qualquer elemento sobre o papel destes conselheiros, mas a rádio recordou que Ingrid Betancourt comparou a operação dos militares colombianos às do Exército de Israel.

Segundo o diário “Haaretz”, dois oficiais superiores há pouco tempo na reforma, os generais na reserva Israël Ziv e Yossi Kuperwasser, dirigem em Bogotá uma empresa de consultoria que emprega dezenas de antigos membros de unidades de elite e dos serviços secretos de Israel.

Esta empresa, a Global CST, obteve um contrato de dez milhões de dólares (6,37 milhões de euros) na Colômbia, após autorização do Ministério da Defesa para ajudar as forças especiais na luta contra as FARC, conta ainda o “Haaretz”.

“Fornecemos meios sofisticados às forças especiais para combaterem a guerrilha”, disse por seu lado Israël Ziv ao diário “Yediot Aharonot”. Segundo este antigo chefe de operações do Exército israelita, a sua empresa “está profundamente implicada” na ajuda às forças especiais colombianas, mas não nesta operação específica.

Israel não confirma nem desemente

O porta-voz do Ministério da Defesa israelita, Shlomo Dror, não quis confirmar nem desmentir a notícia, invocando à AFP que “o ministério não pode dar qualquer informação sobre a acção dos conselheiros militares israelitas”.

Confirmou no entanto a existência de “empresas privadas israelitas no domínio da segurança a funcionar na Colômbia com a autorização do ministério”, mas disse ignorar os detalhes das suas operações.

As forças especiais colombianas deverão ter equipamento de ponta, como armas de assalto israelitas Tavor com visor holográfico, metralhadoras M-4 e helicópteros americanos Blackhawk.

Estas unidades são aconselhadas por mais de mil boinas verdes americanos, instrutores israelitas e membros das SAS britânicas. Israel vende há vários anos à Colômbia aviões de combates, “drones” (aparelhos aéreos que soam sem transportar piloto) e sistemas electrónicos de detecção.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334439

Anónimo disse...

VOTO DE CONGRATULAÇÃO N.º /X-3ª

Ingrid Betancourt em liberdade


Após seis anos de cativeiro na selva, é motivo de justa satisfação o regresso à liberdade de Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana.

O resgate de Ingrid Betancourt coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros na posse da guerrilha e nas prisões do regime de Álvaro Uribe e a necessidade de encontrar uma solução humanitária.

Assinale-se que, sistematicamente, o Governo da Colômbia tem vindo a sabotar negociações, mediadas por responsáveis de diversos países, no sentido da troca de prisioneiros entre as partes do conflito.

Os complexos problemas em presença na Colômbia, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos, indissociável de um regime que promove o agravamento da exploração, da repressão e das perseguições, incluindo milhares de assassinatos e brutais torturas, fortemente condicionado pela ingerência política e militar da administração norte-americana.

A necessidade de uma solução negociada para o conflito na Colômbia, torna-se ainda mais urgente num quadro em que os EUA o procuram radicalizar e instrumentalizar, como justificação para o reforço da presença de forças militares e como forma de desestabilização da região e dos países que a integram, com risco de escalada militar e ameaça à paz.

Nestes termos, a Assembleia da República:

1-Congratula-se pelo regresso à liberdade de Ingrid Betancourt.
2-Exprime o seu desejo de que a liberdade de Ingrid Betancourt possa contribuir para um caminho de paz para a Colômbia.
3-Apela às partes envolvidas para que encetem negociações no sentido da libertação de todos os prisioneiros.
4-Valoriza todos os esforços orientados para alcançar uma solução política negociada.
5-Apela às partes para que se empenhem na busca de uma solução política negociada do conflito, que dura há mais de quatro décadas.
6-Manifesta-se pelo respeito da soberania do povo colombiano na definição dos destinos do seu país.


Assembleia da República, 4 de Julho de 2008

Os Deputados

BERNARDINO SOARES; ANTÓNIO FILIPE; JOÃO OLIVEIRA; MIGUEL TIAGO; BRUNO DIAS; JORGE MACHADO; JOSÉ SOEIRO

António de Almeida disse...

-Uma pérola da imprensa chavista:

http://www.abpnoticias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=401&Itemid=92

Luís Novaes Tito disse...

Os comentários anteriores (com excepção dos do António de Almeida e do Bruno) são a expressão do conceito das amplas liberdades dos seus autores.

Esta maltosa do copy/paste (que estão a ter a mesma acção em todos os blogs que referem o caso Betancourt) ainda não conseguiu entender o ridículo de que se cobrem. Se eles pudessem, a livre expressão ficaria reduzida à sua lavagem ao cérebro.

São uns tristes, coitados.

Anónimo disse...

FARC recebeu milhões para libertar Betancourt, diz rádio

Dirigentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) terão recebido milhões de dólares para libertar Ingrid Betancourt e os outros 14 reféns na operação do exército que decorreu na quarta-feira, de acordo com a Rádio Suiça Romanda (RSR).

Uma «fonte ligada aos acontecimentos, fiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos», afirmou que os 15 reféns foram comprados a «preço forte», sendo que a operação terá sido uma encenação que proporcionava ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, a possibilidade de manter a sua linha de orientação que descarta qualquer tipo de negociação com os rebeldes até à libertação do reféns.

A RSR acrescenta que «este golpe permite redobrar o seu lema, no momento em que pediu a convocação de eleições gerais antecipadas».

A França negou ter conhecimento ou envolvimento neste tipo de transacções, tendo o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Eric Chevallier, afirmado categoricamente «não». O ministro da defesa colombiano, Juan Manuel Santos, reagiu com a declaração de que a libertação de Ingrid Betancourt foi o resultado da infiltração de um agente dos serviços secretos entre os dirigentes da guerrilha.
04-07-2008 16:10:15
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=339302

Planetas - Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Planetas - Bruno disse...

LNT disse...
Os comentários anteriores (com excepção dos do António de Almeida e do Bruno) são a expressão do conceito das amplas liberdades dos seus autores.

Agora digo eu:

LNT acredito que resulte incomodo para alguns que, quando alguem aborda um assunto para o qual não se tem a resposta mais apropriada. Mas a vida é assim mesmo, nem sempre ouvimos o que queremos.
1 Abraço

Anónimo disse...

Chamar terroristas a esta gente das FARC é a melhor classificação que merecem, pois quem rapta civis inocentes como é o caso de Ingrid Betancourt e de tantos dos outros 4 mil e tal reféns na posse deles, não pode aspirar a ser guerrilheiro. São pois puros e absolutos terroristas. Se defendessem as suas ideias e convicções não capturando os reféns inocentes que detêm, ainda vá que não vá. A História está repleta de guerrilheiros. Porém, não guerrilheiros deste calibre. Comportando-se deste modo revestem-se realmente da pele de terroristas. Quem ouviu esta tarde em francês, na TV5 Monde, a breve alocução que Ingrid fez do que passou entre aqueles terroristas, ficou bem a saber que os 5 anos e meio que lá viveu, naquela densíssima selva, sem quaisquer condições normais de existência humana, não foram "pera" doce. De que esteve muito doente a certa altura (fala-se de Hepatite B), só os fundamentalistas e extremistas do PCP (incorrigíveis órfãos da União Soviética que não têm onde cair...) podem duvidar. As condições em que melhorou estão por desvendar, mas hão-de ser desvendadas. É que esta refém era preciosa para os terroristas, eram o seu emblema e a sua melhor moeda de troca. Teriam mesmo de a curar da grave doença para a manterem viva. Obviamente. Só quem for "ceguinho" e extremista de todo é que não compreenderá. Felizmente que a quem resta um pouco de compaixão e de sentimentos humanos, esta gente (de lá e de cá...) não tapa os olhos com qualquer peneira ou com a poeira da estupidez. Que se curem também, é o que desejo. Embora sem qualquer esperança... Do que nós nos livrámos em 1975!!!!

Anónimo disse...

Obviamente que depois da ida ao Vaticano vão começar o processo de canonização da pequena, entretanto dão-lhe o Sakharov, depois bem embalada como está, papa o Nobel e não tarda temos nova santinha de pau carunchoso. São tão ridículos que nem reparam que um conflito de mais de 40 anos só tem solução política, mais dificultada agora com estas manobras mediáticas que apenas pretendem a desvalorização da insurgência.

Anónimo disse...

Quer dizer que... os terroristas devem continuar a raptar, a fazer reféns cidadãos inocentes... (já expliquei acima que, procedendo assim, mais não são do que terroristas, com tácticas semelhantes às dos Mujahedins extremistas muçulmanos (também os há não extremistas), treinados pela Al Qaeda... Valha-me Deus!! É essa a solução? Continuemos desalmadamente a desumanizar o mundo. É esse o caminho que você preconiza, não é? Olhe que vai por mau caminho. De Inferno em Inferno, irá ter ao Inferno definitivo.

Anónimo disse...

Mais outro muito obedientezinho às directrizes dos USA. Eles decretam quem é "terrorista" o obediente anui.

Anónimo disse...

Refém: em situações extremas, aquele que fica, contra sua vontade, em poder de outrem, como garantia de que alguma coisa será feita.
Terrorismo: modo de impor a vontade pelo uso sistemático do terror; emprego sistemático da violência para fins políticos, esp. a prática de atentados e destruições por grupos cujo objectivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder
(Definições do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Quer dizer: eu exprimo-me com argumentos concretos e bem explícitos(terrorista é quem rapta inocentes e os mantém desumanamente reféns, neste caso anos a fio, com o objectivo de obter contrapartidas à custa do seu sofrimento) e você responde com vaga demagogia política inferindo que estou ao serviço dos americanos... Boa argumentação à portuguesa, sim senhor... Não tenho absolutamente nada a ver com eles. Tenho a ver SIM, com os valores humanistas do respeito pelos outros, contra a chantagem, contra a violência infrene e gratuíta, e contra a insensibilidade de quem defende a destruição de famílias, de indivíduos (sejam eles quem forem) e, desse modo, dos seus direitos de prosseguirem as suas vidas em liberdade por nada terem a ver com os objectivos políticos de terroristas raptores e cobardes.
A inversão actual de valores éticos básicos irá descambar na destruição das sociedades e no aniquilamento do que tantos séculos levou a construir (pelo cristianismo e seus valores culturais, pelas Cartas dos Direitos do Homem, pelos ideais da Revolução Francesa, etc.)
Vá aprender e deixe-se de demagogias balofas e infundamentadas, além de infantis. Ponto final.

Anónimo disse...

Além do mais, e mesmo para terminar, pergunto: FIDEL CASTRO também está ao serviço dos americanos? Também lhes obedece?... Após a libertação de Ingrid Betancourt, Fidel Castro disse que se congratulava com essa libertação e que a luta dos povos pelos seus direitos e contra a opressão capitalista não deveria fazer-se pela captura de reféns inocentes.
Notícia da Libertação de Ingrid no jornal Gramma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano:
http://www.granma.cu/espanol/2008/julio/vier4/ingrid.html

e
http://www.diariometro.es/es/article/efe/2008/07/04/596383/index.xml

e ainda, se os contestadores ANÓNIMOS de mentalidade infantil, sofista e analfabeta, conseguirem ler espanhol (castellano) aqui estão as declarações de FIDEL CASTRO !!
"Por elemental sentimiento de humanidad, nos alegró la noticia de que Ingrid Betancourt, tres ciudadanos norteamericanos y otros cautivos habían sido liberados", dijo Fidel Castro en un artículo de reflexiones difundido hoy en la página web cubadebate.

"Nunca debieron ser secuestrados los civiles, ni mantenidos como prisioneros los militares en las condiciones de la selva. Eran hechos objetivamente crueles", agregó el líder de la revolución, convaleciente de una grave enfermedad desde julio de 2006.

Fidel Castro, que abandonó en febrero pasado su puesto tras casi medio siglo en el poder, consideró que "ningún propósito revolucionario lo podía justificar" y agregó que "en su momento, será necesario analizar con profundidad los factores subjetivos".

"Ingrid Betancourt, debilitada y enferma, así como otros cautivos en precarias condiciones de salud, difícilmente podrían resistir más tiempo", afirmó.

Señaló que en Cuba triunfó la revolución "poniendo de inmediato en libertad y sin condición alguna a los prisioneros".

"Entregábamos a la Cruz Roja Internacional a los soldados y oficiales capturados en cada batalla, ocupando solo sus armas. Ningún soldado las depone si lo espera la muerte o un tratamiento cruel", añadió.

Castro recordó el papel del embajador de Cuba en Venezuela, Germán Sánchez, en la entrega en enero pasado a la Cruz Roja Internacional de Clara Rojas, compañera de fórmula de Betancourt, y la ex congresista Consuelo González, quienes también permanecía en poder de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC).

"Se abría un capítulo de paz para Colombia, proceso que Cuba viene apoyando desde hace más de 20 años como lo más conveniente para la unidad y liberación de los pueblos de nuestra América", destacó.

El ex presidente cargó contra Washington, al referirse al bombardeo de un campamento de las FARC en territorio ecuatoriano, y acusó a Estados Unidos de tratar de "explotar" la liberación de los secuestrados.

"Observamos con preocupación cómo el imperialismo trata de explotar lo ocurrido en Colombia para ocultar y justificar sus horrendos crímenes de genocidio con otros pueblos", señaló, tras añadir que Washington trata de desviar la atención de sus planes intervencionistas en Venezuela y Bolivia.

El Ejército de Colombia rescató el miércoles a Betancourt, a los estadounidenses Thomas Howes, Keith Stansell y Marc Gonsalves y a once policías y militares en un operativo denominado "Jaque".

En esa operación fueron detenidos, además, dos de los guerrilleros de las FARC que mantenían al grupo de secuestrados."

Fim de citação. FIDEL CASTRO... lacaio dos americanos. Aprendam.

Anónimo disse...

Não foi só Fidel de Castro,eu ouvi vários presidentes de paises da America Latina a congratularem-se pelo facto de os refens terem sido resgatados.Entre eles o presidente da Venezuela,da Bolivia,da Argentina,do Chile.Afinal estes malandrecos estão todos ao serviço dos EUA.

Anónimo disse...

Pois; também os ouvi, mas citei apenas Fidel CASTRO por ele ser o emblema da resistência anti-capitalista aos americanos desde há quarenta anos.

Anónimo disse...

Por Fidel Castro, no Granma

(...)

Ontem ocorreu um importante acontecimento, que será o tema principal nos próximos dias: a libertação de Ingrid Betancourt e de um grupo de pessoas que estavam no poder das Farc, sigla da organização Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Em 10 de janeiro deste ano, nosso embaixador na Venezuela, Germán Sánchez, a pedido dos governos da Venezuela e da Colômbia, participa da entrega, à Cruz Vermelha Internacional, de Clara Rojas, que foi candidata à vice-presidência da Colômbia, quando Ingrid Betancourt se candidatou à presidência, e foi seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002. Consuelo González, membro da Câmara dos Representantes, seqüestrada em 10 de setembro de 2001, foi libertada com ela.

Abria-se um capítulo de paz para a Colômbia, processo que Cuba vem apoiando há mais de 20 anos, sendo o mais conveniente para a unidade e libertação dos povos da nossa América, empregando novas vias nas complexas e especiais circunstâncias atuais, após o colapso da União Soviética no começo da década de 1990 — que não tentarei analisar aqui —, bem diferentes das de Cuba, da Nicarágua e de outros países nas décadas de 50, 60 e 70 do século 20.

O bombardeamento em 1º de março, de manhã, de um acampamento em solo equatoriano, onde dormiam guerrilheiros colombianos e jovens visitantes de diversas nacionalidades, com uso de tecnologia ianque, ocupação de território, tiros de misericórdia nos feridos e seqüestro de cadáveres, como parte do plano terrorista do governo dos Estados Unidos, repugnou o mundo.

Em 7 de março, realizou-se a Reunião do Grupo de Rio, na República Dominicana, onde o fato foi condenado energicamente, enquanto o governo dos Estados Unidos o aplaudia.

Manuel Marulanda, camponês e militante comunista, chefe principal dessa guerrilha criada há quase meio século, ainda vivia. Faleceu no dia 26 desse mês.

Ingrid Betancourt, enfraquecida e doente, bem como outros presos com precárias condições de saúde, dificilmente poderiam resistir mais tempo.

Por um elementar sentimento de humanidade, alegrou-nos a notícia de que Ingrid Betancourt, três cidadãos norte-americanos e outros prisioneiros tinham sido libertados.

Os civis nunca deveriam ser seqüestrados, nem os militares serem mantidos como prisioneiros nas condições da selva. Eram fatos objetivamente cruéis. Nenhum propósito revolucionário podia justificar isso. Em seu momento, será preciso fazer uma análise profunda dos fatores subjetivos.

Em Cuba, ganhamos nossa guerra revolucionária pondo logo em liberdade e sem condição alguma, os prisioneiros. Entregávamos à Cruz Vermelha Internacional os soldados e oficiais capturados em cada batalha, ocupando apenas as armas. Nenhum soldado as entrega, se a morte o espera, ou um tratamento cruel.

Observamos com preocupação que o imperialismo tenta aproveitar os acontecimentos da Colômbia para ocultar e justificar seus horrendos crimes de genocídio noutros povos, desviar a atenção internacional de seus planos intervencionistas na Venezuela e na Bolívia, e da presença da IV Frota em apoio à linha política que pretende liquidar totalmente a independência e apoderar-se dos recursos naturais dos demais países ao sul dos Estados Unidos.

São exemplos que devem ilustrar todos nossos jornalistas. A verdade em nossos tempos navega por mares tempestuosos, onde a mídia está nas mãos dos que ameaçam a sobrevivência humana com seus imensos recursos econômicos, tecnológicos e militares. Esse é o desafio dos jornalistas cubanos!

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=39905

Luís Novaes Tito disse...

anónimo,

Não se esqueça do copy/paste das 23:30 senão ainda vai parar a Cuba, sítio onde se sabe ser proibido fazer comentários.

Despache-se!