quarta-feira, 16 de julho de 2008

Botão Barbearia[0.588/2008]
Racismos politicamente correctosMissangas

Aqui para nós que quase ninguém nos lê e para os poucos que ainda lêem mas a quem pouco importa o politicamente correcto, esta coisa de se ouvir repetidamente na Comunicação Social: - No bairro X houve desacatos e troca de tiros entre elementos de etnia cigana e elementos de raça negra – revela um cuidadismo de punho de renda e revela o mal que estamos em matérias de racismo e de xenofobia.

Antes dissessem que: - No bairro X houve tiroteio entre ciganos e pretos – porque assim a xenofobia continuava a existir mas pelo menos o conceito racista caía.

Claro que o politicamente correcto seria dizer que: - No bairro X houve uma refrega que envolveu armas e disparos entre elementos da comunidade cigana e da comunidade negra – porque assim os conceitos centravam-se nas comunidades (fazendo de conta que elas existem como comunidades), aproveitando a xenofobia e o racismo para explicar a quem lesse, que tinha havido guerrilha entre ciganos e pretos o que deixaria os brancos, os amarelos, os vermelhos e os azuis muito mais descansados e informados.

Um dia, quando a utopia chegar, havemos de ser capazes de só ler que: - No bairro X houve um tiroteio entre arruaceiros portugueses. (ponto final)
LNT

8 comentários:

CPrice disse...

posso bater palmas?
É simples. É assim mesmo.

jpt disse...

não quero ser antipático (não me vá cortar nas orelhas ou desacertar o penteado) mas "o dia em que a utopia chegar" é um paradoxo - como o shô Luís muito bem sabe

Anónimo disse...

excelente!
a realidade é mesmo essa.

Anónimo disse...

Meu caro Barbeiro,
Quem me conhece (e é o caso do dono deste estabelecimento) sabe que não sou racista nem xenófobo.
Mas não resisto a colocar questões que sei à partida que irão ser consideradas politicamente incorrectissimas:
Será que os recentes confrontos do Bairro da Fonte se deveram unicamente ao facto de existirem 'arruaceiros portugueses' de ambos os lados? Ou teremos que admitir que o elemento rácico/étnico/comunitário (à escolha) contribuíu para tudo o que aconteceu?

Luís Novaes Tito disse...

Meu caro Redexpo,

A tua questão tem duas vertentes que vão dar ao mesmo porque, neste caso, o facto da arruaça deriva do elemento racista e xenófobo.

Já estive tentado a escrever sobre o caso mas tenho-me contido.

O que aqui se deve considerar é que os vizinhos têm de ter práticas
de convivência aceitáveis.

Possivelmente já tiveste, em alguma altura, vontade de dar um tiro num qualquer vizinho. Não o fizeste por dois tipos de razão:

1- Porque sabes que não se devem dar tiros em ninguém;
2- Porque sabes que a tua casa custou dinheiro e vais ter de lá viver. Ninguém te dará outra, o que faz que, não só não andes aos tiros aos vizinhos, como até tentes criar um ambiente de vizinhança onde haja harmonia.

Vês que há muita forma de abordar estes casos, mesmo sem grandes demagogias e percebes porque não me apeteceu até agora escrever sobre o assunto.

Um abraço

Luís Novaes Tito disse...

Claro que é um paradoxo, caro comendador JPT.

Foi mesmo escrito com esse intuito.

Cidadao Kapa disse...

Mmmmmm... pretos sao pretos, ciganos sao ciganos, mulheres sao mulheres, gordos sao gordos, brancos sao brancos!

Nuno Castelo-Branco disse...

Ehehehehe, assim mesmo... Comundidades... Como a catalã ou valenciana, não é? lolll!